O deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Dilmar Dal Bosco (UNIÃO) afirmou em entrevista nesta segunda-feira (10) que não se opõe à ideia de aumentar o número de sessões na Casa de Leis. No entanto, ele disse que é preciso uma maior presença dos deputados.
Leia também
Extorsão sobre lucro de empresários é novo 'projeto financeiro' do Comando Vermelho, alerta delegado
Atualmente, os deputados se reúnem apenas às quartas-feiras, quando são realizadas duas sessões.
“Eu não vejo problema nenhum, até porque nós já tivemos períodos anteriores com sessões às terças-feiras à tarde, às quartas-feiras, com duas sessões, e às quintas-feiras. O que precisa é ter presença dos parlamentares. Esse modelo remoto, acho que facilitou bastante. Nas quartas-feiras, temos feito praticamente quatro sessões, ou seja, elas são segmentadas, uma atrás da outra, com pautas diversas e várias matérias”, explicou o deputado”, disse o deputado.
Dal Bosco também comentou que é “preciso ter mais material produzido" e destacou que é necessário mais reunião das comissões para que os projetos sejam alinhados e cheguem ao plenário já "prontos" para serem votados.
“Eu não vejo problema nenhum em fazer mais sessões, mas temos que entender que precisamos ter material produzido para que possamos ter mais reuniões das comissões. Há muitas proposituras, mas muitas vezes falta à comissão avaliar o mérito para que as matérias possam ser levadas ao plenário para votação”, completou.
A discussão por mais sessões semanais foi aberta após uma declaração do novo primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa, Júlio Campos (UNIÃO). Ele defendeu a realização de pelo menos mais um dia de sessão ordinária por semana no Parlamento estadual.
Para Campos, aumentar o número de encontros semanais permitiria um debate mais aprofundado sobre temas de interesse do estado. Nesse sentido, o parlamentar sugeriu que uma das sessões seja dedicada exclusivamente ao debate de grandes temas, enquanto a outra se concentre na votação de projetos.