Assembleia amplia tempo de fala e duração das sessões diante de cobranças por mais debates :: Notícias de MT | Olhar Direto

Olhar Direto

Domingo, 20 de abril de 2025

Notícias | Política MT

legislativo

Assembleia amplia tempo de fala e duração das sessões diante de cobranças por mais debates

12 Fev 2025 - 11:29

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Luis Vinicius

Foto: Marcos Lopes/ALMT

Assembleia  amplia tempo de fala e duração das sessões diante de cobranças por mais debates
A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa  (ALMT) decidiu ampliar o tempo de fala dos deputados estaduais e a duração das sessões ordinárias realizadas às quartas-feiras. A medida, anunciada pelo presidente da Casa, deputado Max Russi (PSB), nesta quarta-feira (12), é uma alternativa à demanda de alguns parlamentares pela realização de mais sessões semanais.


Leia também
MP quer que Moretti e DAE sejam intimados a cumprir decisão que determinou a exoneração do marido e parentes

"Vamos ampliar o tempo de fala dos parlamentares nas sessões, ampliar o tempo das sessões como uma forma também de ampliar os debates e atender a algo que alguns parlamentares estão cobrando", afirmou Russi à imprensa.

Conforme o projeto de resolução, o tempo de fala no pequeno expediente será de 5 minutos e no grande expediente de até 15 minutos. As sessões serão realizada das 9h às 11h.

O parlamentar destacou que a definição das comissões temáticas ocorreu em consenso entre os 24 deputados e que não houve impasse, mesmo com membros da Mesa Diretora assumindo a presidência de algumas delas. Havia um acordo prévio para que essas funções fossem ocupadas por deputados que não integram a direção da Casa, mas o entendimento entre os parlamentares permitiu ajustes. Paulo Araújo (PP), irá comandar a Comissão de Saúde ao mesmo tempo em que é 2º secretário; já Elizeu Nascimento (PL), 4º secretário, preside a Comissão de Segurança.

"A aprovação das comissões foi aprovada por 24 deputados. Eu só mandei publicar após a aprovação de todos os parlamentares. Então, houve um comum acordo entre os membros da comissão, foi bastante tranquilo, e eu tenho certeza de que as comissões e todos os parlamentares vão fazer um grande trabalho esse ano", acrescentou.

As principais comissões da ALMT seguem sob comando de parlamentares da base do governador Mauro Mendes (União). Na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), responsável por avaliar a constitucionalidade dos projetos, Eduardo Botelho (União) assumiu a presidência. A oficialização foi publicada no Diário Oficial da ALMT na terça-feira (11).

O deputado Carlos Avallone (PSDB) permanece à frente de duas comissões estratégicas para o governo estadual: a Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária e a Comissão de Meio Ambiente. Na primeira, Avallone atua diretamente na análise das leis orçamentárias, que determinam investimentos e prioridades do Estado. Já na segunda, o parlamentar esteve à frente da aprovação do projeto Transporte Zero – que proibiu a pesca profissional em Mato Grosso – e da Nova Lei do Pantanal, que flexibilizou regras para criação de gado na região.

Na Comissão de Trabalho e Administração Pública, que trata de temas como planos de cargos, carreiras e salários, além de mudanças na estrutura administrativa estadual, a presidência ficou com o deputado Beto Dois a Um (União), vice-líder do governo na Casa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet