Revoltados com a falta de água, moradores do bairro São Mateus, em Várzea Grande, realizaram protesto entre a noite de terça-feira (11) e a manhã de quarta-feira (12). Colocando fogo em pneus e bloqueando ruas, os manifestantes exigem uma solução para o abastecimento de água na região.
O protesto, que paralisou o trânsito na Avenida Sen. Filinto Müller, é reflexo de um problema crônico e recorrente na cidade industrial, onde os moradores enfrentam dificuldades com o fornecimento de água há anos.
Em um vídeo compartilhado por um internauta, um locutor relata a situação dizendo: "O bicho está pegando aqui no São Mateus, o trem está feio aqui", evidenciando a tensão e o desespero dos moradores diante da falta de serviços essenciais.
Em outras imagens, é possível ver pneus com fogo, sendo usados como espécie de barricada para impedir a passagem de veículos.
De acordo com a prefeitura, uma 'força-tarefa' para enfrentar a crise hídrica no município foi criada. A medida foi adotada diante do cenário de abastecimento precário, que tem afetado diversos bairros da cidade industrial.
Ainda segundo a prefeitura, na manhã desta quarta-feira (12), representantes do Departamento de Água e Esgoto (DAE) estiveram no bairro e conversaram com os moradores, garantindo que o abastecimento no local será retomado nesta quinta-feira (13).
A prefeitura culpa a gestão anterior, do ex-prefeito Kalil Baracat (MDB), pelo colapso do sistema de abastecimento, que estaria sucateado devido à falta de investimentos e manutenção adequada. De acordo com a administração municipal, a atual estrutura possui bombas ultrapassadas, redes antigas e falhas operacionais que comprometem o fornecimento de água.
Para minimizar os impactos da crise, a força-tarefa envolve diversas secretarias municipais e atua em diferentes frente.
A prefeitura também informou que a prefeita Flávia Moretti está em Brasília em busca de recursos para modernizar o sistema de abastecimento. Enquanto isso, a gestão segue adotando medidas emergenciais, como o envio de caminhões-pipa para os bairros mais afetados e a realização de manutenções pontuais para garantir o fornecimento de água.
Veja vídeos
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real,clique aqui
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.