O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, e a secretária municipal de Saúde, Lúcia Helena Barboza Sampaio, utilizaram as redes sociais para reforçar a importância da participação ativa da população no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.
Em suas falas, os gestores destacaram que, sem a colaboração dos moradores, todas as ações podem se tornar ineficazes.
Leia mais
Adolescente de 15 anos é encontrada em ônibus pela polícia após deixar bilhete alegando que iria 'em busca de um sonho'
“A maioria das pessoas que estão vindo aqui nas UPAs apresentam sintomas de dengue e chikungunya, mas, na maioria das vezes, quando os agentes de endemias vão às casas dessas pessoas, elas não os recebem. Muitos moradores se recusam a permitir a entrada dos profissionais para fazer a inspeção e eliminar possíveis criadouros”, alertou o prefeito Abilio Brunini.
O gestor também ressaltou que há vários terrenos baldios na cidade que não estão sendo limpos, tornando-se verdadeiros criadouros do mosquito. Além disso, o prefeito ressaltou que a Prefeitura deve iniciar o uso de fumacê pela cidade. “Vamos aderir ao fumacê, ampliar a capacidade de atendimento nas UPAs e reforçar a distribuição de medicamentos. No entanto, se você não cobrar seu vizinho para fazer a parte dele, não teremos sucesso”, enfatizou.
A secretária de Saúde, Dra. Lúcia, reforçou que pequenas atitudes podem fazer toda a diferença na prevenção das doenças causadas pelo mosquito. “São apenas dez minutinhos por semana que você pode dedicar para fazer a limpeza do seu quintal e conscientizar o seu vizinho a fazer o mesmo. Num instante, a gente acaba com essa pandemia”, destacou.