Operação flagra furtos de energia e leva três pessoas à delegacia em Cuiabá :: Notícias de MT | Olhar Direto

Olhar Direto

Domingo, 20 de abril de 2025

Notícias | Cidades

OPERAÇÃO ENERGIA LIMPA

Operação flagra furtos de energia e leva três pessoas à delegacia em Cuiabá

Foto: REPRODUÇÃO

Operação flagra furtos de energia e leva três pessoas à delegacia em Cuiabá
A 21ª edição da Operação Energia Limpa, realizada nesta sexta-feira (7) na região da Morada da Serra, em Cuiabá, resultou na condução de três pessoas à delegacia por furto de energia elétrica. A ação identificou irregularidades em três estabelecimentos comerciais, incluindo ligações clandestinas e o uso de medidores fantasmas.


Leia também:
Motorista e criança de cinco anos morrem em batida entre carro e veículo de carga na BR-070

A operação contou com a participação da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), que constatou as fraudes durante a fiscalização. No primeiro local inspecionado, uma panificadora, os peritos verificaram que a energia era utilizada sem medidor, por meio de uma ligação direta. O responsável pelo estabelecimento foi conduzido para prestar esclarecimentos.

O segundo caso envolveu uma distribuidora de bebidas que já havia sido flagrada cometendo o mesmo crime na sexta-feira de carnaval. Na ocasião, a Politec identificou que a ligação era direta e sem medidor. Uma semana depois, a equipe retornou ao local e constatou que o furto continuava, desta vez com a instalação de um medidor fantasma para tentar disfarçar a irregularidade. Duas pessoas foram levadas à delegacia.

A terceira irregularidade foi encontrada em outra distribuidora, que também utilizava um medidor fantasma, ou seja, um equipamento não cadastrado na unidade consumidora e instalado de forma irregular. O filho do proprietário do comércio foi detido.

Segundo o perito criminal da Politec, Rondon Souza Oliveira, a operação tem um caráter educativo e reforça a atuação da segurança pública no combate ao furto de energia. “Esse tipo de crime está sendo punido, e a população precisa estar ciente dos riscos e consequências da prática”, afirmou.

A analista de Combate a Perdas da Energisa MT, Maria Luísa Santos, explicou que ligações clandestinas sobrecarregam a rede elétrica, podendo causar oscilações e até queima de equipamentos dos vizinhos.

Até o momento, doze pessoas já foram presas no estado por envolvimento nesse tipo de crime, e a concessionária de energia segue monitorando mais de 200 unidades com consumo suspeito.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet