Cuiabá está entre as capitais mais endividadas do país em 2024, aponta estudo :: Notícias de MT | Olhar Direto

Olhar Direto

Quarta-feira, 30 de abril de 2025

Notícias | Política MT

SOB COMANDO DE EMANUEL

Cuiabá está entre as capitais mais endividadas do país em 2024, aponta estudo

Foto: Reprodução

Cuiabá está entre as capitais mais endividadas do país em 2024, aponta estudo
Cuiabá foi apontada como uma das capitais mais endividadas do Brasil em 2024, segundo o Boletim de Finanças dos Entes Subnacionais, elaborado pela Secretaria do Tesouro Nacional. O levantamento mostra que a cidade tem a terceira maior relação entre Dívida Consolidada e Receita Corrente Líquida (RCL) do país, atingindo 43,2%. A capital mato-grossense ficou atrás apenas do Rio de Janeiro (54,1%) e de Manaus (45,1%).


Leia mais
Ouvidoria resolve 74% das demandas e reforça transparência no atendimento ao cidadão


Esse índice indica quanto da arrecadação líquida seria necessária para quitar toda a dívida consolidada. Ou seja, quanto maior o percentual, menor a capacidade do município de honrar seus compromissos financeiros sem comprometer suas receitas futuras.

Além do alto endividamento, Cuiabá também ficou em terceiro lugar no ranking de despesas de exercícios anteriores em 2023, com 4,6%, perdendo apenas para Belém (7,3%) e Goiânia (4,9%). Esse indicador reflete a fragilidade no controle orçamentário, já que demonstra a necessidade de pagar despesas que não foram devidamente planejadas no orçamento.

Outro dado preocupante diz respeito aos restos a pagar processados e despesas liquidadas. Entre 2022 e 2023, a capital mato-grossense acumulou um índice de 5,1%, posicionando-se entre as seis capitais brasileiras que mais deixaram dívidas pendentes. Quanto maior esse percentual, maior a transferência de débitos de um ano para o seguinte.

Baixa capacidade de pagamento

Cuiabá também teve sua nota de capacidade de pagamento (Capag) rebaixada de B+ para C, o pior nível da avaliação. A cidade foi classificada como financeiramente vulnerável, com dificuldades para arcar com despesas caso ocorra uma queda na arrecadação.

Além disso, no indicador de Disponibilidade de Caixa Líquida em relação à Despesa Mensal Liquidada Média, Cuiabá registrou um índice negativo de -2,4%, bem abaixo da média nacional de 1,4%. Isso significa que a cidade não tem recursos suficientes para cobrir suas obrigações no curto prazo.

A pesquisa apontou ainda que, nos últimos anos, a capital enfrentou problemas na transparência de seus demonstrativos fiscais e contábeis. Em 2022 e 2023, a cidade teve sua Capag suspensa por falta de esclarecimentos sobre distorções nas contas públicas.

Todas essas dificuldades ocorreram durante a gestão do ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet