A Polícia Civil, através da Delegacia de Comodoro, deflagrou na manhã desta quinta-feira (20) a Operação Paradisus, resultando no cumprimento de cinco ordens judiciais, incluindo mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra membros de uma facção criminosa envolvida em homicídios no município.
Leia também
TCE autoriza rescisão do contrato com consórcio do BRT; Sérgio Ricardo exige três turnos e trabalho aos finais de semana
As investigações, coordenadas pelo delegado Mateus Reiners, tinham o objetivo de apurar o homicídio de Jonathan Telles Barreiro, ocorrido em dezembro de 2024, ocasião em que a vítima foi assassinada com disparos de arma de fogo nas proximidades do Parque de Exposições.
A operação integra as ações do planejamento estratégico da Polícia Civil de Mato Grosso para combate à atuação das facções criminosas, por meio da Operação Inter Partes, dentro do Programa Tolerância Zero, do Governo do Estado.
Entre as ordens judiciais cumpridas, estão três mandados de busca e apreensão e dois de prisão, sendo que um dos alvos, ocupava o cargo de “disciplina” do grupo criminoso e é apontado como mandante de, pelo menos, outros quatro homicídios na região. Ele também é conhecido como padrinho da facção, autorizando traficantes a operarem em áreas determinadas do município.
O segundo alvo é integrante da facção diretamente ligado com o tráfico de drogas no município. Durante as investigações, foi descoberta uma plantação de maconha em sua propriedade, na zona rural de Comodoro, evidenciando sua participação ativa na produção e comercialização de entorpecentes. O local, chamado de Paraíso pelos membros da facção, inspirou o nome da operação.
Além das prisões, a Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão contra outros suspeitos ligados à logística do tráfico de drogas na região. Entre os alvos estão taxistas que utilizavam de suas funções para facilitar o transporte de drogas na cidade.
Somente neste ano, 10 membros da facção criminosa foram presos no município. A Polícia Civil reforça o compromisso com a segurança pública e destaca que as investigações continuam para desarticular o crime organizado na região.