Mauro confirma que deve ficar com presidência da Federação União-PP em Mato Grosso :: Notícias de MT | Olhar Direto

Olhar Direto

Domingo, 20 de abril de 2025

Notícias | Política MT

FORÇA POLÍTICA

Mauro confirma que deve ficar com presidência da Federação União-PP em Mato Grosso

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Mauro confirma que deve ficar com presidência da Federação União-PP em Mato Grosso
O governador Mauro Mendes (União) confirmou que deve assumir a presidência da Federação União Brasil-Partido Progressista em Mato Grosso, quando ela for efetivada. Segundo ele, isso já foi desenhado em um acordo prévio, porém a junção das duas siglas ainda precisa ser homologada. 


Leia também:
Mauro diz que acordo entre PP e União Brasil está avançado: "primeira federação de 2 grandes partidos"


“Pelo desenho inicial, pelo desenho inicial, aqui no estado de Mato Grosso, por ter um governador, ter um senador, ter deputados federais, uma bancada estadual, é um partido que tem uma presença política, dentro dos quadros disponíveis hoje, maior do que o PP”,disse Mauro Mendes, na tarde de quinta-feira (20), em coletiva de imprensa.

 Embora tenha adotado um discurso respeitoso, Mauro Mendes ressaltou que atualmente o União Brasil possui uma força política superior em Mato Grosso. Enquanto o União possui um senador e dois deputados federais, além de uma bancada estadual com cinco deputados estaduais, o PP não possui representatividade federal e somente um deputado estadual, Paulo Araújo.

“Embora o partido também seja importante, com grandes quadros aqui no estado de Mato Grosso, mas o nosso União Brasil tem um pouco mais. E na construção desse acordo, ficou o que nós teríamos aqui, essa prerrogativa”, completou Mauro Mendes.

A Executiva Nacional do Progressistas aprovou, por unanimidade, na última terça-feira (19), a continuidade das tratativas com objetivo de formação de uma federação partidária com o União Brasil.  Agora, resta a aprovação da cúpula do União Brasil, contudo isso já é dado como certo no cenário nacional.

Com a federação, a bancada União-PP se torna a maior do congresso superando a do PL e do PT. Já há acordo para divisão do comando da federação em nível regionais e o primeiro presidente nacional deve ser o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

O modelo de federação partidária foi criado em 2021 e permite que duas ou mais siglas que atuem como uma só pelo período mínimo de 4 anos, equivalente a duas eleições. Durante esse período as legendas devem caminhar de forma unificada nas disputas eleitorais, definindo conjuntamente candidaturas que representem a aliança.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet