Os dois detentos fugitivos do Centro de Ressocialização Industrial Ahmenon Lemos Dantas, investigados na Operação Shadow, foram identificados como Gilmar Reis da Silva, mais conhecido como ‘Vovozona’, e Thiago Augusto Falcão de Oliveira. Eles estão foragidos desde o dia 14 de julho de 2023, quando tiveram a saída autorizada da penitenciária, supostamente para realizar serviço extramuros e não retornaram à penitenciária.
Leia mais
Veja nomes dos policias penais presos por auxílio na fuga de líder do CV e outro faccionado
‘Vovozona’ é considerado um dos líderes da facção criminosa Comando Vermelho, sendo um
criminoso de alta periculosidade e apontado. Já Thiago é autor de um homicídio ocorrido em Chapada dos Guimarães, e dias antes ao fato já tinha se envolvido em outra tentativa de fuga da unidade prisional.
As investigações apontaram que os criminosos tiveram auxílio de pessoas internas e externas da unidade prisional para que a fuga ocorresse. Um policial penal, identificado como Léo Márcio da Silva Santos, foi responsável por tirar os detentos da penitenciária em uma caminhonete F-250, acautelada do Sistema Penitenciário, e o diretor da unidade na época dos fatos, Adão Elias Junior, foi quem autorizou a saída dos reeducandos. Eles foram presos nesta segunda-feira (14), durante a deflagração da operação.
Na operação, são cumpridos 11 mandados de prisão preventiva, 12 de busca e apreensão domiciliar, seis bloqueios de valores, três de sequestro de veículos e três de sequestro de bens e imóveis, expedidos pela juíza Edna Ederli Coutinho, do Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo) de Cuiabá. As ordens judiciais são cumpridas em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Poconé.
A Polícia Civil divulga as fotos dos reeducandos fugitivos, para auxílio na recaptura.
