Durante a abertura da Norte Show, em Sinop, na noite desta segunda-feira (14), o governador Mauro Mendes (União) voltou a cobrar uma solução do governo federal para a duplicação da BR-163, especialmente no trecho entre Mato Grosso e Miritituba, no Pará. Ele também reforçou a possibilidade de o Estado assumir a responsabilidade por uma nova etapa da rodovia, até Guarantã do Norte.
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“Nós estamos aguardando o governo federal, que está tentando endereçar uma solução para esse problema. É muito importante que haja essa duplicação, no mínimo daqui até a cidade de Guarantã do Norte, dentro do trecho do Mato Grosso, porque é uma região que está crescendo muito, aumentou muito o tráfego ali, tem um crescimento da população, tem um crescimento do comércio local e do trânsito local, aliado às centenas e milhares de carretas que passam ali diariamente”, afirmou Mendes ao Olhar Direto.
Segundo o governador, caso a União não avance com uma alternativa viável, o governo estadual pode intervir. “Estamos aguardando o governo federal dar essa solução. Agora, se não houver uma solução, o governo do estado do Mato Grosso está pronto para entrar em campo. Eu não vou dizer com a mesma solução da BR-163, porque eu não conheço ainda, não foi aberta a oportunidade de estudar o projeto, mas eu estou torcendo para que haja uma solução no âmbito do contrato e do governo federal. Resolvendo o problema, ok, se não resolver, nós podemos entrar em campo para tentar ajudar a resolver.”
O governo de Mato Grosso assumiu a concessão de parte da BR-163 em 2023, por meio da MT Par, após anos de impasses com a concessionária anterior. Passou a ser responsável pelo trecho entre Posto Gil e Nova Mutum (Km 507 ao Km 603); a travessia urbana de Sinop (Km 823 ao Km 834), e a Rodovia dos Imigrantes (KM 321,3 ao 353,5).
O trecho entre o Posto Gil (em Diamantino) e Sinop está em processo de duplicação, com aporte de R$ 1,6 bilhão por parte do Estado. Até o momento, foram contratados 302 km de obras, sendo 100 km de pistas duplicadas entregues em 2024.
A BR-163 é uma das principais rotas de escoamento da produção agrícola do estado. No mês passado, durante o pico da colheita, longas filas de caminhões foram registradas nos arredores do porto de Miritituba, em Itaituba (PA), um dos principais pontos de saída dos grãos produzidos em Mato Grosso e Pará. A situação reforçou a necessidade de melhorias na infraestrutura da rodovia, especialmente na região Norte do país.