A deputada estadual Janaina Riva (MDB) afirmou que a prioridade do partido que ela é filiada é pavimentar sua pré-candidatura ao Senado Federal nas eleições de 2026, quando duas vagas estarão em disputa. A fala ocorreu durante entrevista coletiva nesta quarta-feira (16), após ela ter sido questionada sobre articulações políticas e eventual apoio do MDB à candidatura ao governo do Estado.
Leia também
Fávaro seria bem recebido 'como todo mundo', diz presidente da Acrinorte sobre ausência de ministro de Lula
Em sua resposta, a parlamentar fez questão de enfatizar que vai caminhar para o lado que for melhor para ela se tornar senadora da República. "Eu tive até essa discussão dentro do partido. No começo havia essa discussão, 'mas o partido precisa definir que nome vai apoiar''', revelou.
No entanto, segundo Riva, a discussão, para o momento, não é essa. Ela destacou que o MDB precisa demarcar sua candidatura ao senado e buscar o melhor espaço para emplacar o nome escolhido pela legenda, destacando que isso “tem que ser consenso dentro do partido”.
"Não adianta ter um partido muito grande se a gente não falar a mesma língua. Então qual o objetivo agora? Tentar construir um partido que todo mundo fale a mesma língua e caminhe para o mesmo lado. Então isso atrapalha quando você tem outras autoridades dentro do mesmo partido que não pensam da mesma forma”, pontuou a deputada.
No momento, os principais nomes pré-candidatos ao governo são o senador Jayme Campos (UNIÃO); o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos); e o sogro de Janaina, o senador Wellingtons Fagundes - nome que a parlamentar não garantiu apoio, mesmo sendo seu sogro.
“Um fala que quer apoiar o Jayme, outro quer apoiar o pivetta, outro quer apoiar o Wellington, fica um puxa pra lá, um puxa pra cá. Qual é a prioridade então do MDB? É a candidatura senatória. Nem o Wellington, que é meu sogro, a gente vai declarar apoio pra ele nesse momento, porque isso é uma construção”, disse. “Pode até ser. Eu fiquei feliz com a entrevista dele, onde ele disse que o desejo dele é ter eu como senadora e o senador Medeiros. Eu fiquei feliz, isso pro partido MDB é importante, mas até o ano que vem tem muita água pra passar embaixo dessa ponte”.
Como revelou o
Olhar Direto, o ex-deputado federal Carlos Bezerra, presidente do MDB em Mato Grosso, revelou recentemente que o partido pode lançar uma candidatura própria ao governo do Estado no próximo ano.
Contudo, essa ideia não deve avançar, já que a pouco mais de um ano para o pleito o partido não tem uma pré-candidatura posta, a exemplo das outras legendas citadas. Soma-se a isso a declaração de Janaína, na qual ela afirma que há um desejo de integrantes da legenda em apoiar outro nome.