Com prazo apertado e alerta sobre atrasos, a obra do BRT na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, a popular Avenida do CPA, segue em ritmo de monitoramento. O Consórcio BRT recebeu prazo de 150 dias para concluir os serviços, conforme termo de rescisão amigável assinado entre o governo e as empresas responsáveis, após a constatação de graves atrasos na execução do projeto.
Leia também
Abilio sanciona criação da Cuiabá Regula e oficializa extinção da Arsec
De acordo com o secretário adjunto de Obras Especiais da Sinfra, Isaac Nascimento Filho, a atual execução respeita o cronograma, mas a alta incidência de chuvas pode exigir mudanças.
"O contrato está dentro do prazo, e estamos tendo problemas com o grande volume de chuvas nesse mês de abril. Já são mais de 300 milímetros, mas mesmo assim o consórcio está desempenhando o que está sendo programado para o período", disse.
"É óbvio que a gente não pode brigar contra a natureza. O volume de chuva que está acontecendo no mês de abril é o maior dos últimos 64 anos. Então, é óbvio que pode ter impacto, sim, e esse cronograma ser reprogramado. Isso é óbvio que pode acontecer", complementou.
O trecho que está sendo finalizado compreende o trajeto entre a sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e as proximidades do Comando Geral da Polícia Militar, em Cuiabá. A previsão para a conclusão permanece no meio do ano.
"Da assinatura do acordo são 150 dias, estou falando no mês de junho para finalizar isso aí", explicou.
O termo de rescisão entre o governo e o consórcio foi necessário após dois anos e três meses de atraso nas obras do BRT, que deveriam ter sido concluídas até outubro de 2024. Na prática, apenas 18% do projeto foi finalizado, mesmo com todos os pagamentos sendo feitos em dia, segundo informou o governador Mauro Mendes (União). No documento, foi estabelecida uma multa de R$ 54 milhões caso as empresas descumpram o novo prazo estabelecido.
Drenagem
Sobre a estrutura atual na Avenida do CPA, Isaac destacou que a drenagem está praticamente finalizada.
"O traçado já está, a drenagem está praticamente concluída, o que já está do projeto", explicou.
Apesar de estar no início da nova contagem de prazo, o secretário afirmou que o andamento está dentro do esperado e evitou estabelecer um novo percentual de andamento do projeto.
"Nós acabamos de vencer o primeiro mês, a primeira edição. Está bem precoce ainda, mas está dentro do que já foi programado", disse.