Socorristas tentaram reanimar o fisiculturista Wanderson da Silva Moreira, de 30 anos, por mais de uma hora, após parada cardíaca durante o evento Pantanal Contest, no último sábado (10), em Campo Grande (MS). Wanderson morreu no local, enquanto se preparava para sua apresentação.
Leia mais
Familiares e amigos lamentam morte de fisiculturista durante competição; evento emitiu nota de pesar
Segundo o boletim de ocorrência, o atleta estava ao lado de um amigo quando começou a passar mal. A organização do evento acionou imediatamente a equipe de socorristas, que iniciou os primeiros procedimentos em menos de 20 segundos, conforme relatado pela coordenação do Pantanal Contest.
Poucos minutos depois, duas unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência com suporte de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) chegaram ao local e continuaram os esforços de reanimação por cerca de 1h20.
Apesar da resposta rápida das equipes médicas, Wanderson não resistiu. Sua morte foi confirmada ainda no local, às 15h.
De acordo com relatos de amigos e informações do boletim médico, Wanderson sofria de hipertensão. Essa condição pode ter sido fator determinante para a parada cardiorrespiratória. Esta era a terceira competição de Wanderson no fisiculturismo.
Nota da organização do evento
Por meio de nota oficial, a organização do Pantanal Contest lamentou profundamente a morte do atleta e destacou os esforços feitos para preservar sua vida:
“No dia de ontem, passou mal em sua terceira competição seguida, em Campo Grande-MS, não resistindo e falecendo. Reforçamos nosso compromisso com a segurança dos nossos atletas, onde, em menos de 20 segundos, nossa equipe de paramédicos e ambulância presente no local entrou em atendimento ao atleta e, em menos de 5 minutos, mais duas unidades do SAMU com UTI também deram toda resposta rápida para o atendimento. Foram feitos todos os procedimentos necessários para sua recuperação.”
A nota ainda trouxe um alerta importante à comunidade esportiva: “Reforçamos aqui a importância do atleta manter seus exames em dia e não ocultar nada do seu treinador.”