A Prefeitura de Cuiabá estuda lançar uma nova licitação ou aderir a uma ata existente para contratar a empresa que será responsável pelos radares eletrônicos na cidade.
Leia também
Max insiste e diz que destino de Fábio Garcia é caminhar ao seu lado no Podemos
Com o contrato atual se encerrando em julho, a gestão pretende substituir os equipamentos considerados "caça-níquel" por lombadas eletrônicas sinalizadas.
“O contrato com os radares se encerra agora no dia 7 de julho, se eu não me engano, e a gente está buscando uma licitação ou uma adesão de ata de uma empresa que vá substituir a atual”, explicou o prefeito Abilio Brunini (PL).
Ele garantiu que os novos contratos não permitirão a instalação de radares ocultos.
“Os contratos que forem feitos novos não incluirão o tipo de radar que a gente chama de caça-níquel, que é esse radar escondido. Isso não vai ter mais no município de Cuiabá”, afirmou.
A proposta, segundo o prefeito, é adotar modelos mais visíveis e educativos.
“Nós vamos trabalhar com a lombada eletrônica, que é aquela sinalização com display, com o contador, com a velocidade que passa”, disse.
Abilio revelou que a sugestão partiu do vereador Dilemário Alencar (União), líder na Câmara, e citou locais onde esse modelo já funciona de forma eficiente.
“Ali perto do parque de exposição tem uma instalação de radar com sinalizador. Em frente ao Dom Pedro II, antigo Médici, também tem uma sinalização com display”, destacou.
Para o prefeito, a meta é deixar claro que o foco dos novos equipamentos será a preservação de vidas.
“Aonde tiver um redutor de velocidade com lombada eletrônica, ele estará com a finalidade de salvar vidas”, afirmou.
Ele lembrou locais com histórico de acidentes fatais para justificar a necessidade da nova sinalização.
“Existem lugares em Cuiabá que são necessários porque têm muitos acidentes, como, por exemplo, o Contorno Leste, que já teve duas vítimas fatais, e a Dante de Oliveira, que já teve uma vítima fatal”, disse.
“Lugares que hoje são escondidos, como Dom Bosco ali perto do Colégio Coração de Jesus, isso vai sair. Aquela sinalização escondida perto do Moitará também vai sair, aquela na Prainha também vai sair, e outros montes que estiverem escondidos dessa forma”, completou.