Abilio anuncia mudança no método de avaliação do prêmio-saúde para sistema eletrônico :: Notícias de MT | Olhar Direto

Olhar Direto

Terça-feira, 17 de junho de 2025

Notícias | Política MT

para evitar favorecimentos

Abilio anuncia mudança no método de avaliação do prêmio-saúde para sistema eletrônico

Foto: Rennan Oliveira/Prefeitura de Cuiabá

Abilio anuncia mudança no método de avaliação do prêmio-saúde para sistema eletrônico
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmou nesta sexta-feira (16) que já está em processo de mudança o método de avaliação do prêmio-saúde. Agora, em vez da avaliação feita por supervisores, será adotada uma avaliação eletrônica, anunciou o prefeito.



Leia também
MP denuncia policial da ROTAM e caseiro por homicídio qualificado de Renato Nery e fraude

O prêmio é um benefício pago aos servidores da Saúde, como "gratificação", que não se incorpora à remuneração do servidor e é paga mediante a comprovação do atingimento de metas quantitativas e qualitativas no desempenho da função. O valor é pago de acordo com o cargo, função e atribuições.

De acordo com o prefeito, há boatos sobre possíveis mudanças com relação à gratificação. Contudo, ele garantiu que a única mudança em curso é o método de avaliação. O modelo atual consiste na avaliação exclusiva feita pelos supervisores. 

Contudo, segundo Abilio, de agora em diante será apenas avaliação eletrônica. O objetivo, diz ele, é evitar que um servidor seja favorecido ou prejudicado no atual modelo de avaliação.

“Uma coisa que eu posso dizer é que a gente não está fazendo planejamento ainda da modificação do Prêmio Saúde, estamos mudando os métodos de avaliação”, explicou o prefeito em entrevista nesta sexta-feira (16), logo após participar de uma audiência pública para debater os desafios enfrentados pelos profissionais de enfermagem na rede pública municipal de saúde

“Como assim? Hoje é avaliado pelo supervisor. Isso não vai continuar mais, vai ser uma avaliação eletrônica, sistemática, já pronta para isso. Para não ficar aquela de às vezes o supervisor não gosta do profissional e fica fazendo uma avaliação negativa, e às vezes ele gosta de uma pessoa e fica abonando uma série de processos não adequados. Então a gente vai mudar esse formato de avaliação para um sistema eletrônico”.

Tradicionalmente, o prêmio-saúde pago aos servidores sempre ocorreu no dia 20 do mês. Na folha de pagamento referente aos meses de dezembro e janeiro, o prefeito Abilio Brunini determinou à equipe econômica o pagamento no dia da folha salarial. A quitação ocorreu no dia 10 de janeiro e 5 de fevereiro.

No final de janeiro, a secretária de Saúde de Cuiabá, Lúcia Helena, instituiu Comissão Especial Conjunta para realizar um estudo técnico sobre o pagamento do “Prêmio Saúde Cuiabá” aos servidores da Secretaria Municipal de Saúde. À época, ficou definido que a comissão deverá apresentar o resultado da análise e propostas de reforma da legislação no prazo máximo de 30 dias. Contudo, o resultado da análise ainda é aguardado. 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet