Prefeita de Várzea Grande afirma queda nas reclamações por falta d’água após mudança no DAE :: Notícias de MT | Olhar Direto

Olhar Direto

Quinta-feira, 17 de julho de 2025

Notícias | Política MT

PROBLEMA HISTÓRICO

Prefeita de Várzea Grande afirma queda nas reclamações por falta d’água após mudança no DAE

19 Mai 2025 - 15:33

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Jardel P. Arruda

Foto: Secom/ Prefeitura Cbá

Prefeita de Várzea Grande afirma queda nas reclamações por falta d’água após mudança no DAE
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), afirmou nesta segunda-feira (19) que houve diminuição nas reclamações por falta de água no município. Segundo ela, o cenário é resultado de avanços administrativos e operacionais no Departamento de Água e Esgoto (DAE/VG), após a nomeação de Zilmar Dias como diretor-presidente da autarquia no fim de abril.


Leia também
Doutor João descarta dobradinha entre Pivetta e Janaina ao governo: ‘ela é candidata ao Senado’

Entre as ações adotadas para enfrentar a crise hídrica, a gestora destacou a contratação da Cooperativa de Trabalho e Serviço de Rondonópolis (Coomser), considerada uma das principais medidas estruturantes para o setor. A cidade segue em estado de calamidade pública por desabastecimento, com decreto válido até agosto deste ano.

“Tem avanços, com a vinda da cooperativa a gente vai conseguir fazer os reparos de vazamentos e dar uma organizada na casa. Está diminuindo muito a reclamação da falta de água. Tenho recebido relatos de moradores dizendo que o problema foi resolvido nos bairros”, declarou a prefeita à imprensa.

O contrato com a Coomser foi assinado em 29 de abril, com valor estimado de até R$ 21,6 milhões. O modelo adotado prevê teto orçamentário, o que significa que os pagamentos serão realizados conforme a efetiva execução dos serviços. De acordo com a gestão, isso permite maior controle e transparência no uso de recursos públicos.

Atualmente, a cooperativa está na fase de elaboração do projeto executivo, com levantamento de campo e formatação da planilha orçamentária detalhada. A previsão é de que os serviços comecem a ser executados em até 30 dias após a assinatura.

O contrato abrange a realização de ações emergenciais e também de longo prazo, como substituição de hidrômetros, manutenção e reparos de redes hidráulicas, limpeza de reservatórios, ampliação da rede de distribuição e inspeções técnicas nos sistemas de abastecimento. A solicitação e o controle das atividades serão responsabilidade direta do DAE/VG.

Outro aspecto citado por Flávia é o modelo de trabalho da cooperativa, que atua com mão de obra cooperada. “Existe falta de pessoal técnico. Não adianta abrir contrato para pessoas que não são encanadores, de forma técnica. Com a cooperativa, conseguimos garantir mais eficiência com trabalhadores capacitados e engajados”, afirmou.

Além da parceria com a Coomser, a prefeitura também trabalha na formalização do contrato com a FIP (Fundo de Investimento em Participações), que deverá atuar na concessão dos serviços de saneamento. A prefeita afirmou que a assinatura deve ocorrer ainda nesta semana. A gestão também apresentou ao governo estadual projetos para interligação de adutoras e estações de tratamento de água, buscando recursos para ampliar a capacidade do sistema.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet