A Prefeitura de Várzea Grande entregou nesta quarta (21) o novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) ‘Professora Doralice Silva Cardoso’, no bairro Jardim Novo Mundo. A obra estava paralisada há 13 anos e foi destravada nos primeiros meses da atual gestão. A unidade tem capacidade para atender até 250 crianças e faz parte do calendário de comemoração dos 158 anos do município.
Leia também:
Operações Lei Seca resultam em sete prisões por embriaguez e remoção de 46 veículos em Cuiabá
O CMEI integra as obras do PAC 2, no modelo Proinfância do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Contratada em 2012 e licitada inicialmente em 2014, a construção passou por diversas paralisações e só teve sua regularização efetiva no início de 2025. O investimento foi de R$ 1,6 milhão.
A unidade segue o padrão MEC Tipo 1 e conta com 10 salas de aula, sala multifuncional, dois berçários, sala de amamentação, lactário, cozinha, refeitório, banheiros adaptados, rouparia, sala de professores, almoxarifado, depósito e parque infantil.
A prefeita Flávia Moretti (PL), reforçou que atual gestão está trabalhando para finalizar mais quatro obras da educação e outras três unidades em fase de elaboração de projeto.
“Recebemos um legado de obras paradas e estamos destravando porque temos compromisso com o dinheiro público e com a população. Estamos virando essa página triste da história de Várzea Grande e fazendo a mudança de fato acontecer”, destacou Moretti.
O vice-prefeito Tião da Zaeli ressaltou que, ao assumir a gestão, foi constatado que Várzea Grande tinha nove obras da educação contratadas com recursos federais. Destas, quatro já foram entregues, enquanto outras cinco seguem em andamento, mas ainda com pendências técnicas e burocráticas. “Foi assim que assumimos em janeiro, com obras paralisadas e muitos entraves. Mobilizamos uma força-tarefa para destravar esses projetos e garantir a liberação dos recursos que estavam bloqueados”, afirmou.
O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Cleiton Marino Santana, reforçou que o objetivo da gestão é acelerar as entregas. “Nossa meta é entregar uma escola por mês em Várzea Grande. Temos uma equipe comprometida, que está trabalhando muito para isso”, disse.
A diretora do CMEI, professora Valeria Martins Silva, comemorou a entrega e destacou a importância do novo espaço para as crianças da comunidade. “Aqui elas irão brincar, aprender e se desenvolver com segurança e muito acolhimento. Isso é essencial para que cheguem ao Ensino Fundamental ainda mais preparadas”, avaliou.