O Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Marcos de Sá Fernandes da Silva, Secretário-chefe Casa Civil, Fabio Paulino Garcia e o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Allan Kardec, assinaram na quinta (05), uma cooperação técnica com universidades públicas de Mato Grosso, com um investimento no valor de R$6,8 milhões para a contratação de 820 bolsas de estudos de iniciação científica (IC) para alunos de graduação.
Leia mais
Semob destina ônibus exclusivo para atender público do Classic Pantanal 2025
As bolsas irão permitir o ingresso de alunos em projetos de pesquisa e inovação em todas as áreas do conhecimento da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). A seleção dos bolsistas será de responsabilidade das próprias universidades cooperadas.
O Secretário de Ciência. Tecnologia e Inovação (Seciteci) Allan Kardec ressaltou a importância da iniciativa. "Essa é uma oportunidade significativa para o desenvolvimento tecnológico do estado. Através da Seciteci e Fapemat, o governo de Mato Grosso, está cumprindo sua missão institucional de incentivar a pesquisa, o conhecimento científico, tecnológico e de inovação. Além do mais, temos que garantir condições de que esses pesquisadores possam desenvolver seus projetos e é o que estamos fazendo'.
“Sabemos da importância dessas bolsas para iniciação desses alunos na pesquisa e desenvolvimento tecnológico, estamos investindo em formação de recursos humanos para o desenvolvimento acadêmico científico, onde contribuirão para o crescimento de Mato Grosso”, ressaltou o Presidente da Fapemat, Marcos de Sá Fernandes da Silva.
Participaram do ato a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Marluce Aparecida Souza e Silva; a pró-reitora de Pesquisa e Pos-graduação da Unemat, Aúrea Regina Ignácio, a pró-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, Edna Maria Bonfim da Silva, o professor Renato Nataniel Wasques, Vice-Reitor da Universade Federal de Rondonópolis (UFR) e Bruno Araújo, Pró-Reitor de Pesquisa da UFMT.