Projeto piloto da Seciteci oferece aulas gratuitas para inclusão digital de idosos em MT :: Notícias de MT | Olhar Direto

Olhar Direto

Sexta-feira, 11 de julho de 2025

Notícias | Educação

160 VAGAS DISPONÍVEIS

Projeto piloto da Seciteci oferece aulas gratuitas para inclusão digital de idosos em MT

Foto: Ascom Seciteci

Projeto piloto da Seciteci oferece aulas gratuitas para inclusão digital de idosos em MT
A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (Seciteci) lançou nesta quarta-feira (11) o Projeto Muxirum Digital MT, que vai oferecer aulas gratuitas de capacitação digital para idosos. A aula inaugural acontece na Escola Técnica Estadual de Cuiabá (ETEC), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).


Leia também:
​Vereador Daniel Monteiro é sondado para ser novo secretário de Educação de Cuiabá; parlamentar avalia

A primeira edição do projeto será realizada em Cuiabá, Chapada dos Guimarães e Santo Antônio do Leverger, com o objetivo de capacitar 160 adultos e idosos para o uso consciente e seguro da tecnologia. As aulas envolvem temas como uso de aplicativos, segurança digital e funcionalidades do smartphone, com linguagem simples e material didático incluso.

Segundo o secretário da Seciteci, Allan Kardec, o projeto surge da necessidade de democratizar o acesso ao conhecimento digital. “Estamos falando de inclusão social e cidadania. A era digital não pode excluir ninguém”, declarou. Ele reforça que a alfabetização tecnológica é essencial para reduzir o abismo de conectividade no país.

A coordenadora do projeto, Dannyele Zamar, ressalta que o curso vai além do aprendizado técnico. “A proposta é gerar mais independência, melhorar a qualidade de vida e proteger nossos idosos de golpes virtuais, que infelizmente têm crescido com o avanço da tecnologia.”

O projeto também incluiu a capacitação da equipe de trabalho, com foco em abordagem adequada ao público idoso e em segurança digital. Entre os palestrantes, esteve o delegado da Polícia Civil, Ruy Guilherme, da Delegacia de Crimes Informáticos, que apresentou estratégias para uso seguro da internet.

A professora da UFMT e responsável pelo conteúdo didático, Graciely Santos Souza, destacou que a inclusão digital é uma questão de cidadania. “Garantir autonomia no uso da tecnologia é garantir direitos. É inclusão real”, afirmou.

As inscrições estão sendo feitas por meio de busca ativa em locais estratégicos, para alcançar o público-alvo. Todos os alunos recebem uniforme e material didático gratuitamente.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet