Com o Mato-grossense Vanderson de titular, a Seleção Brasileira de Carlo Ancelotti se classificou para a Copa do Mundo de 2026 nesta terça-feira (10), na vitória sobre o Paraguai. Cria de Rondonópolis e único representante do estado na Amarelinha, o lateral direito defende o Mônaco, da França, e está se consolidando na posição desde o ano passado.
Leia mais:
R$ 40 milhões: presidente do Cuiabá cobra dívidas do Santos, Corinthians, Atlético-MG e Grêmio
No empate sem gols contra o Equador, na semana passada, Vanderson jogou todo o confronto. Mesmo que não tenha sido destaque, sua atuação ganhou a confiança de “Carletto”, que o escalou novamente como titular para enfrentar o Paraguai nesta terça-feira (10). Ele jogou até os 43 do segundo tempo, quando deu lugar a Danilo.
Jogando na Neo Química Arena, em São Paulo, Vanderson teve mais liberdade para auxiliar o setor ofensivo, fazendo dupla com Raphinha, que havia ficado de fora contra os equatorianos. E foi justamente pelo lado direito que o Brasil fez o gol que definiu a vitória sobre o Paraguai por 1 a 0. Raphinha começou o lance, Matheus Cunha acreditou, invadiu a área e cruzou para o meio. Vinicius Júnior se adiantou mais que os marcadores e empurrou para o fundo das redes.
Com o resultado, a Seleção Canarinha, que estava na sexta posição na tabela, subiu para a terceira colocação com 25 pontos, e agora está matematicamente classificada para a Copa do Mundo 2026, que acontecerá nos EUA, Canadá e México.
Diante da campanha sólida no francês Mônaco, Vanderson foi convocado no ano passado para defender a seleção contra o Chile, Peru, Venezuela e Uruguai. Agora, deverá ser escolhido novamente por Ancelotti para os dois últimos compromissos das Eliminatórias, contra o Chile, em 4 de setembro, e depois contra a Bolívia, no dia 9.