Conhecido pelos vulgos “Alemão” ou “Gringo”, um dos principais líderes da facção Comando Vermelho foi baleado em um confronto com policiais militares a tarde desta quarta-feira (11), em São Pedro da Cipa (151 km de Cuiabá). Ele era considerado foragido da Justiça e tinha contra si um mandado de prisão.
Leia também:
Homem assassinado e desovado na ponte do Sararé atuava como vendedor de ouro
A ação foi desencadeada após denúncia anônima que alertou sobre movimentações suspeitas e a iminência de um “salve” na residência localizada na rua José M. Alves, no centro da cidade. A equipe do Grupo de Apoio (GAP) da PM, com reforço de equipes locais, realizou o cerco e o adentramento tático ao imóvel.
Durante a abordagem, um dos suspeitos reagiu à prisão e efetuou um disparo contra o soldado da Polícia Militar que revidou e atingiu o agressor no abdômen. Mesmo ferido, o criminoso ainda tentou destruir seu aparelho celular antes de ser contido. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e o suspeito encaminhado ao Hospital Municipal de Jaciara e, posteriormente, transferido para Rondonópolis.
No local, a PM rendeu outros dois homens, sendo um deles menor de idade. Na busca dentro do imóvel, foram apreendidos um revólver calibre .38, uma barra de maconha pesando 192 gramas e uma porção de cocaína.
A Polícia confirmou que o detido ferido é o próprio “Alemão”, com extensa ficha criminal, incluindo envolvimento em sequestro, cárcere privado, tortura, tráfico de drogas, corrupção de menores e tentativa de homicídio. Ele seria o responsável por ordenar execuções e outros crimes ligados à organização criminosa na região. Outro suspeito foi levado para a delegacia, enquanto “Alemão” permanece hospitalizado sob escolta.