Avallone diz que é praticamente impossível PSDB ficar sozinho após partido fracassar na fusão com o Podemos :: Notícias de MT | Olhar Direto

Olhar Direto

Sexta-feira, 11 de julho de 2025

Notícias | Política MT

Republicanos e MDB na mira

Avallone diz que é praticamente impossível PSDB ficar sozinho após partido fracassar na fusão com o Podemos

20 Jun 2025 - 16:40

Da Redação - Rodrigo Costa / Do Local - Jardel P. Arruda

Foto: Gilberto Leite/ALMT

Avallone diz que é praticamente impossível PSDB ficar sozinho após partido fracassar na fusão com o Podemos
Após fracassar no processo de fusão com o Podemos, o PSDB tem mirado a formação de uma federação com o Republicanos ou o MDB. A fusão entre PSDB e Podemos veio por água abaixo após divergências e desacordos sobre qual dos dois partidos seria o responsável pela indicação da presidência nacional.


Leia também
Pivetta garante que Grasi deixou Setasc a pedido e aguarda Mendes para definir titularidade da pasta


O presidente do PSDB em Mato Grosso, deputado Carlos Avallone, comentou em entrevista nesta segunda-feira (16) que a legenda continuará resolvendo as pendências com o Podemos, mas adiantou que o partido já deu início às negociações com o Republicanos, sigla com quem os tucanos já haviam consertado anteriormente. Segundo ele, o prazo máximo é outubro. 

“Houve um desentendimento. Então por isso continua-se uma conversa nesse sentido,  mas o PSDB abriu conversação com o Republicanos para ir fazer uma federação e não mais uma fusão. E portanto,  em seguida está se abrindo também com o MDB. Então eu acho que está num novo momento,  continua-se tentando resolver como Podemos, se não der certo,  estamos indo para uma outra fase que é o Republicanos ou o MDB”, declarou. 

Avallone destacou que a prioridade do PSDB é se alinhar a um partido de centro e centro-direita e praticamente descartou a possibilidade do partido permanecer “sozinho”. “Eu acho que não tem viabilidade não ter alguma coisa”, disse. 

De acordo com ele, a atual legislação foi remodelada justamente para diminuir o número de legendas.  “Não tem sentido 30 partidos, não tem 30 ideologias, não têm tantas diferenças assim. Esses partidos eram usados muitas vezes para acordos políticos, para viabilizar alguma outra coisa e deixavam uma espada na cabeça de todos nós, como sempre tem um acordo que não é um acordo republicano, um acordo importante para nós todos”.

Como já mostrou o Olhar Direto, caso forme a federação com o Republicanos, o PSDB de Mato Grosso entende que ganharia força com a pré-candidatura ao governo de Mato Grosso, encabeçada pelo atual vice, Otaviano Pivetta. Além disso, a chapa para deputado estadual ganharia força com certo equilíbrio de votos, com Diego Guimarães, Valmir Moretto e o recém-chegado Ondanir Bortolini, o Nininho. 

O Republicanos já rejeitou a federação com PP e União Brasil por conta das divergências nas bases eleitorais. Contudo, o partido ainda busca uma federação para se firmar como uma das três maiores forças do Congresso Nacional.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet