A Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou por unanimidade requerimento de convocação do controlador-geral do Estado, Paulo Farias Nazareth Netto, para prestar esclarecimentos sobre a investigação em torno de emendas parlamentares, tema de reportagem do portal UOL nesta semana. O requerimento foi aprovado nesta quarta-feira(18), mas ainda não há data definida para a ida do controlador à Casa.
Leia também:
Lúdio reafirma necessidade de CPI dos Consignados e diz ter desmascarado manobra da extrema direita
A convocação foi debatida no colégio de líderes que antecedeu a sessão legislativa, que durou cerca de duas horas, e tem como objetivo esclarecer pontos do relatório produzido pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), base da investigação inicialmente conduzida pela Polícia Judiciária Civil e atualmente remetida à Polícia Federal.
Segundo os deputados, o relatório da CGE apresenta informações controversas e imprecisas, ao sugerir irregularidades em emendas individuais, quando na verdade se trataria de emendas de bancada, cuja responsabilidade, à época, caberia à antiga Mesa Diretora da ALMT. Há, ainda, divergências entre o conteúdo do relatório da CGE e os registros internos da própria Assembleia.
O requerimento foi protocolado pelo deputado Carlos Avalone (PSDB), presidente da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária, mas recebeu o apoio de todos os 12 parlamentares citados na reportagem. O texto destaca a necessidade de transparência e publicidade dos atos administrativos.