Como já era esperado, o conselheiro Sérgio Ricardo foi reeleito por unanimidade para mais um mandato à frente da presidência do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT).
Leia também
'Esse cara é um covarde', dispara secretário sobre homem que matou esposa e esfaqueou filha em MT
A votação ocorreu durante sessão extraordinária nesta terça-feira (24), sob a condução do conselheiro Antônio Joaquim, que presidiu a sessão por ser o membro mais antigo da Corte.
Além da recondução de Sérgio Ricardo, a nova diretoria do TCE terá o conselheiro Waldir Teis como vice-presidente e Guilherme Maluf como corregedor-geral. O novo mandato tem duração de dois anos, válido para o biênio 2026/2027.
Durante a sessão, em tom de descontração, Antônio Joaquim chegou a brincar que a votação “nem parecia uma eleição”, já que houve apenas uma chapa inscrita, sem concorrência.
A reeleição de Sérgio Ricardo foi antecipada em relação ao calendário tradicional da Corte, após uma alteração no regimento interno aprovada pelos próprios conselheiros. A mudança também passou a permitir a reeleição para a presidência do TCE-MT, prática inédita nos 70 anos de história da instituição.
O processo de recondução já vinha sendo tratado de forma aberta por Sérgio Ricardo. Durante entrevista ao
PodOlhar, ele havia confirmado que o movimento partiu dos próprios colegas de plenário.
“Quem me convidou para disputar a reeleição foram os meus pares. Todos os outros seis conselheiros me sugeriram, me pediram”, destacou.
Ainda durante a conversa, o presidente explicou que a antecipação da eleição e a possibilidade de reeleição refletem o desejo do plenário em dar continuidade ao atual modelo de gestão.
“É a primeira vez que haverá recondução. Os conselheiros mudaram o regimento, e mais ainda, anteciparam a eleição, que seria em novembro, para o dia 24 deste mês. Mas o processo já existiu, já houve uma sessão em que todos declararam voto”, afirmou.
Ao avaliar seu período à frente da Corte de Contas, Sérgio Ricardo disse que pretende manter o foco em ações de aproximação com a sociedade e reforço à atuação preventiva.
“Estamos conseguindo, com a forma de gerir, mostrar o Tribunal para a sociedade. Quero que as pessoas, quando falarem de mim, se lembrem com carinho. Sempre fiz o bem, quero fazer o bem”, declarou.
Sérgio Ricardo está no TCE-MT desde 2012, indicado pelo Poder Legislativo. Antes disso, exerceu três mandatos como deputado estadual, foi presidente da Assembleia Legislativa e chegou a assumir interinamente o cargo de governador de Mato Grosso.