Dois jovens naturais de Cáceres (218 km de Cuiabá) se alistaram como voluntários na Legião Internacional de Defesa Territorial da Ucrânia, também conhecida como Legião Estrangeira, e estão atualmente em combate contra as tropas russas na guerra iniciada em 2022. Em vídeo divulgado nas redes sociais, os primos Alisson Benevides, conhecido como "soldado Periquito", e Arcanjo falam sobre a adesão à liga formada apenas por estrangeiros.
Leia mais
Homem é encontrado morto com múltiplas fraturas após ser atropelado na rodovia dos Imigrantes
“Diretamente aqui da Ucrânia, eu e meu primo Arcanjo, soldado Periquito, Alisson Benevides, novo integrante da Internacional Legião, estamos aqui lutando por essa boa causa e pela liberdade ucraniana”, afirmou Benevides, ex-integrante do 2º Batalhão de Fronteira em Cáceres, com formação em segurança patrimonial, escolta armada, segurança VIP e rural.
A gravação foi feita em Kiev, capital ucraniana, no Memorial dos Heróis, espaço simbólico que homenageia soldados mortos em combate e representa a resistência do país frente à invasão russa. No vídeo, os cacerenses enviam recados à população mato-grossense e mencionam a página “Cáceres Mil Grau”, destacando o apoio da terra natal.
Criada em 2022 por iniciativa do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, a Legião Internacional aceita apenas combatentes estrangeiros. Para integrar o grupo, é necessário apresentar documentação, passar por avaliação física e psicológica, realizar treinamentos e assinar contrato com validade entre seis meses e três anos. Atualmente, a tropa conta com voluntários de mais de 50 nacionalidades, entre elas, o Brasil.
Além disso, os voluntários recebem a farda e o armamento, fora um soldo, salário base de militar, equivalente a R$ 26 mil.
Veja vídeo