A despeito de qualquer racha interno na administração da Prefeitura de Várzea Grande, o vice-prefeito Tião da Zaeli (PL) confirmou que será candidato a deputado em 2026 e aproveitou a posse da nova secretária de Governo do município, Andreia Caroline, nesta segunda-feira (30), para mandar um recado direto aos aliados e aos desafetos internos: Ele está pronto para disputar eleição mesmo sem apoio de vários setores da gestão da prefeita Flávia Moretti (PL).
Leia também
Flávia Moretti escolhe assessora como nova secretária de Governo; veja perfil
“Nós precisamos ter força política com o nosso grupo. Portanto, tem importância o [José] Medeiros ser eleito [ao Senado], depois vem a reeleição da Flávia, eu de deputado, porque senão esses grupos que estão aí vão nos engolir. Até porque, sendo muito sincero mesmo, vários de vocês aqui não vão me apoiar, mas eu vou ganhar do deputado de vocês, fiquem tranquilos”, afirmou Tião.
A fala, acompanhada de risadas e disfarçada de piada, escancara o racha interno entre a ala do vice-prefeito Tião da Zaeli e a ala da prefeita Flávia Moretti (PL) que, há meses, já era percebido nos bastidores e já foi alvo de reuniões mediadas pelo presidente do PL em Mato Grosso, Ananias Filho.
Apesar do relacionamento entre Tião e Flávia ter sido equalizado, o racha na administração continua entre aliados da prefeita e aliados do vice-prefeito, e lideranças mais próximas de Moretti não devem apoiar um projeto eleitoral do vice-prefeito.
Apesar de integrarem o mesmo grupo político que conquistou a máquina pública várzea-grandense em 2026, Tião e Flávia têm divergido em articulações internas, escolha de cargos e projetos estratégicos. A tensão já se manifestou em votações na Câmara, exonerações e até no distanciamento entre o vice e setores do núcleo duro da prefeita.
Segundo maior colégio eleitoral de Mato Grosso e uma das principais economias do estado, Várzea Grande é peça-chave no tabuleiro das eleições de 2026. Tião deve disputar uma vaga legislativa e aposta no recall político da Prefeitura de Várzea Grande e na força do bolsonarismo no município e arredores.
O evento desta segunda, que deveria marcar apenas uma troca administrativa, virou um palanque de avisos. A nomeação de Andreia Caroline também teve leitura política: ela é vista como nome de confiança de Flávia e sua chegada à Secretaria de Governo foi interpretada como um movimento para fortalecer o núcleo da prefeita, em meio à pressão por maior articulação dentro da base.