A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), confirmou nesta terça-feira (1º) que as unidades de saúde do município registram maior volume de atendimento no fim do domingo e início da semana. A afirmação vai ao encontro da informação trazida pelo prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), que chegou a determinar que os médicos parem de conceder atestado médico.
Leia também:
Abilio rebate vereadora e diz que acabou com ‘farra’ de quem ia em UPAs só para conseguir atestado médico
“Infelizmente, as nossas unidades de saúde no domingo à noite e segunda são bem lotadas. Agora os motivos, os médicos que podem falar”, disse a gestora ao
Olhar Direto.
A fala de Flávia ocorre após Abilio rebater críticas de vereadores da oposição, que apontaram superlotação nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital. Durante entrevista concedida no início de julho, o prefeito apresentou imagens ao vivo da UPA da Morada do Ouro, com baixo fluxo de pacientes, e disse que a redução na procura está ligada à suspensão da emissão indiscriminada de atestados médicos.
“O que a gente está dizendo é que estamos fazendo uma mudança cultural na saúde de Cuiabá”, declarou Abilio, ao justificar a nova conduta. Segundo ele, os atestados continuam sendo fornecidos, mas somente em casos de atendimento comprovado. “Aquelas pessoas que iam simplesmente para conseguir um atestado, isso acabou em Cuiabá”, disse ele na ocasião.
Ainda segundo o prefeito, o maior movimento nas unidades sempre ocorria às segundas e terças, fato que, segundo ele, caiu após a medida.