O avião da Força Aérea Brasileira que levava o ministro Carlos Fávaro, de Mato Grosso, ao lado do vice-presidente Geraldo Alckmin e da ministra Simone Tebet, sofreu uma pane durante escala em Cali, na Colômbia, nesta sexta-feira (29). A aeronave apresentou falha em uma das mangueiras semi-hidráulicas logo após o pouso programado para reabastecimento. A delegação retornava de missão oficial no México, onde foram assinados acordos de cooperação e discutida a abertura de novos mercados para produtos agrícolas brasileiros.
Leia também:
Acordo de Juarez e Emanuelzinho embaralha chapas do MDB, PSD e Republicanos
Em nota divulgada em Brasília, a Vice-Presidência da República afirmou que todos estão bem e em segurança. O comunicado destacou que, apesar de a aeronave ainda ter condições de seguir viagem, a Força Aérea recomendou a troca imediata por precaução. Um novo avião decolou da Base Aérea de Brasília às 10h para buscar a comitiva, com previsão de chegada ao Brasil às 21h.
O incidente se soma a outro episódio recente envolvendo aeronaves da FAB. Em outubro do ano passado, um problema semelhante ocorreu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que também voltava do México. Na ocasião, o avião precisou permanecer cinco horas no ar, despejando combustível, antes de retornar ao aeroporto da Cidade do México para que o presidente e sua equipe embarcassem em outra aeronave.