O presidente da Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa, deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos), afirmou que as obras do estado enfrentam problemas semelhantes, principalmente relacionados à execução dos projetos pelas empresas contratadas.
Leia também
Governo vai republicar edital para evitar imbróglio na Justiça, mas exigências serão mantidas: "queremos empresas robustas"
Segundo Moretto, algumas obras avançam mais rapidamente, enquanto outras apresentam atrasos, independentemente do porte ou localização.
“As obras do Estado de Mato Grosso estão todas na mesma situação. Algumas avançam mais, algumas avançam menos. Algumas empresas são mais eficientes, outras menos”, disse.
O deputado destacou que o problema não se restringe a casos isolados e envolve dificuldades com a elaboração e adequação de projetos.
“Temos um problema grave que é um grande entrave. Quando a empresa vai executar o projeto, muitas vezes ele não bate com o que foi planejado. É preciso adequação de projetos, às vezes até com aditivo no início. Isso tem trazido dificuldade em praticamente todas as obras do estado”, explicou.
Apesar das dificuldades, Moretto garantiu que todas as obras possuem soluções, ainda que o ritmo não seja o ideal.
“Nenhuma deixou de ter resolutividade, apenas algumas não avançam na velocidade que gostaríamos”, completou.
O cenário apresentado pelo deputado reflete o contexto apontado pelo governador Mauro Mendes (União), que já havia comentado que a escassez de mão de obra na construção civil impacta o andamento das obras, mas que o baixo desempenho das construtoras não pode ser usado como desculpa.
Ele também ressaltou que contratos estão sendo rescindidos quando as empresas não conseguem cumprir os projetos, mantendo apenas aquelas que conseguem dar andamento às intervenções.