O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) afirmou que o Estado é referência em produção sustentável e responsável pelo maior pacote de infraestrutura em execução no Brasil. A declaração foi feita durante o Lide Brazil Development Forum 2025, em Washington (EUA).
Leia também
Max Russi defende união de Cattani e Edna em comissão sobre feminicídio: 'tem que esquecer a ideologia'
Segundo ele, Mato Grosso produz 110 milhões de toneladas de grãos ao ano, preserva 60% do território e utiliza 92% de energia limpa. “Mato Grosso é um pedaço do Brasil que tem dado muito certo. É um gigante de oportunidades para agregar valor à produção”, disse, nesta segunda-feira (8).
Pivetta destacou ainda o crescimento dos investimentos em proteína animal e energia renovável. Atualmente, o Estado conta com 18 usinas de biodiesel, 12 de etanol de milho e outras seis em construção.
Na área de logística, o vice-governador disse que o governo estadual já entregou 6 mil quilômetros de asfalto novo, mais de 300 pontes de concreto e iniciou a implantação da primeira ferrovia estadual do país, com 743 quilômetros de trilhos. Ele citou também a BR-163, cuja concessão foi retomada pelo Estado. “Já duplicamos 100 km e até 2027 a obra estará concluída”, afirmou.
De acordo com Pivetta, Mato Grosso investe cerca de 20% da receita anual em obras de infraestrutura e mantém as contas públicas equilibradas desde 2020. Ele acrescentou que o Estado possui um plano estratégico até 2035, com meta de zerar emissões líquidas de carbono e atrair R$ 80 bilhões em investimentos nos próximos dez anos.
O painel “Agribusiness and Sustainability – O Agro e a Contribuição à Sustentabilidade no Brasil” contou também com a participação do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, do CEO do LIDE, João Doria Neto, e do presidente do Pacto Global da ONU no Brasil, Carlo Pereira. A moderação foi conduzida por Carlos Marques, Head do LIDE Conteúdo.