O deputado estadual Gilberto Cattani (PL) afirma que o uso de bandeiras dos Estados Unidos (EUA) nos atos de 7 de Setembro é um “justo agradecimento” aos americanos. Segundo ele, o país governado por Donald Trump ajuda o Brasil a “resgatar a independência”, o que tornaria coerente usar o símbolo norte-americano no Dia da Independência do Brasil.
Leia também:
Pivetta diz em fórum nos EUA que MT é “exemplo em produção sustentável” e lidera pacote de infraestrutura no país
“Não. Incoerência nenhuma. Pelo contrário. É um país que está nos ajudando a resgatar, inclusive, a nossa independência. Então, se nós não temos a quem recorrer aqui, estamos recorrendo fora do país para poder ter essa independência. Nada mais justo do que dizer: ‘muito obrigado por vocês nos ajudarem’”, afirmou Cattani, nesta terça-feira (9).
A cena do bandeirão na Avenida Paulista, em São Paulo, e de várias bandeiras dos EUA em Cuiabá gerou reações controversas no cenário político. No âmbito nacional, até mesmo dentro do movimento bolsonarista o uso dividiu opiniões. O pastor Silas Malafaia falou em proibir bandeiras americanas em outras manifestações.
Em Mato Grosso, o presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi (PSB), classificou como ilógico e antipatriótico o uso do símbolo americano no Dia da Independência do Brasil.
Desde 6 de agosto, está em vigor o tarifaço de até 50% aplicado pelos Estados Unidos a uma parcela das exportações brasileiras, por ordem do presidente Donald Trump. O Planalto critica as tarifas e prepara medidas de apoio a setores afetados. Além disso, o presidente dos EUA aplicou sanções ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, e a outras autoridades brasileiras.