Abilio diz que gestão está conversando com governo Lula, mas recursos estão contingenciados :: Notícias de MT | Olhar Direto

Olhar Direto

Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Notícias | Política MT

‘MOMENTO CRÍTICO NA SAÚDE’

Abilio diz que gestão está conversando com governo Lula, mas recursos estão contingenciados

Foto: Olhar Direto

Abilio diz que gestão está conversando com governo Lula, mas recursos estão contingenciados
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), declarou que a saúde na capital passa por um momento crítico. O gestor afirmou ter constatado a situação em visitas a Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais que, segundo ele, estão superlotados.


Leia também:
Professor do IFMT é afastado após denúncia de assédio contra alunas; suspeito já foi acusado pelo mesmo ato há 10 anos


“Se você for ao hospital, os hospitais estão lotados, o HMC está lotado, o São Benedito está lotado, o pronto-socorro está lotado. Aí eu não sei se ele vai ter como que esta disponibilidade de vaga na iniciativa aprovada. Mas é um momento muito crítico da saúde de Cuiabá e eu acredito que isso reflete também na saúde do Estado de Mato Grosso”, relatou.

Diálogo com Governo Federal

Diante desse cenário de caos, o prefeito foi perguntado se estava em contato com o Governo Federal para buscar recursos e confirmou que membros de sua equipe estão em diálogo com o Palácio do Planalto. No entanto, o gestor ressaltou que o Executivo Federal está em período de contingência.

“Já tem pessoas conversando com o Governo Federal, só que, infelizmente, o Governo Federal está em fase de contingência. O que é contingência? É quando ele segura o repasse do0s recursos. Não está dizendo que ele não está mandando ou não tem recurso para repassar, mas o contingenciamento é uma medida que ele segura os recursos”, pontuou. 

De acordo com Abilio, a situação de contingência em que o dinheiro não está disponível para envio é uma realidade enfrentada tanto em municípios de Mato Grosso, com ligação ao Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, quanto em cidades do Nordeste que têm proximidade com o governo federal.

“Esses municípios estão tendo dificuldade também financeira de conseguir articular recursos. Eu conversei com o prefeito do Nordeste, do PSB, ele é do partido do Alckmin, e ele falou, ‘olha cara, a gente já mandou todos os projetos, mas o Governo Federal não está mandando’”, pontuou. 

“O governo fez o novo PAC, as prefeituras cadastraram, alguns projetos foram aceitos pelo novo PAC, a nossa Prefeitura de Cuiabá cadastrou 4 creches, por exemplo, que foram aprovadas. Só que uma coisa é o novo PAC aprovar o cadastramento. Outra coisa é a liberação dos recursos. Foi aprovada a construção de 4 creches, mas não foram disponibilizados os recursos e nem temos muita expectativa disso acontecer neste ano”, finalizou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet