História e curiosidades da Black Friday: como surgiu e por que se tornou tão popular no Brasil :: Notícias de MT | Olhar Direto

Olhar Direto

Sábado, 08 de novembro de 2025

Notícias | Variedades

DESCONTOS E EXPANSÃO

História e curiosidades da Black Friday: como surgiu e por que se tornou tão popular no Brasil

Foto: Reprodução

História e curiosidades da Black Friday: como surgiu e por que se tornou tão popular no Brasil
Você já se perguntou que dia é a black friday? Esse evento anual, que movimenta milhões de consumidores, acontece sempre na última sexta-feira de novembro, logo após o feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos. Mas, além da data em si, a Black Friday tem uma trajetória interessante e várias curiosidades que ajudam a entender por que ela conquistou também os brasileiros.


Como surgiu a Black Friday

A expressão “Black Friday” surgiu na Filadélfia, nos Estados Unidos, nos anos 1960. O termo era usado pela polícia local para se referir ao trânsito caótico que acontecia no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças. Com o tempo, os lojistas passaram a aproveitar o grande movimento de pessoas nas ruas para lançar promoções agressivas e atrair ainda mais consumidores.

Já na década de 1980, o nome ganhou um novo significado. Para os comerciantes, a Black Friday representava o momento de “sair do vermelho” nas contas e passar a lucrar, ou seja, entrar no “preto”. A expressão pegou, e o evento cresceu ano após ano até se tornar um fenômeno mundial.

A chegada da Black Friday ao Brasil

No Brasil, a primeira edição oficial da Black Friday aconteceu em 2010, de forma totalmente online. Naquele ano, apenas algumas lojas virtuais participaram da ação, mas a repercussão foi tão grande que, em pouco tempo, redes de varejo físicas também começaram a aderir. Hoje, o evento movimenta praticamente todos os setores, desde eletrônicos e moda até alimentos e serviços.

Segundo pesquisas de mercado, a Black Friday brasileira é uma das maiores do mundo em volume de vendas, ficando atrás apenas da norte-americana e do Dia dos Solteiros, na China. O crescimento se deve, em grande parte, à digitalização do consumo e à popularização das compras online.

Curiosidades sobre a Black Friday:

Nem sempre foi sinônimo de desconto

Nos Estados Unidos, no início, as promoções não eram tão atrativas quanto hoje. Muitas lojas apenas usavam a data para iniciar as vendas de fim de ano. Com a competição acirrada, os descontos passaram a ser cada vez mais agressivos, chegando a 70% ou 80% em alguns casos.

Expansão para outros setores

Com o tempo, a Black Friday deixou de se restringir a produtos de consumo. Atualmente, serviços como viagens, cursos online, restaurantes e até planos de saúde oferecem condições especiais nesse período.

No Brasil, virou também “Black Week”

Muitas lojas brasileiras perceberam que concentrar todas as promoções em um único dia podia limitar as vendas. Por isso, o que antes era apenas uma sexta-feira se transformou em uma semana inteira de ofertas, e algumas marcas chegam até a fazer o “Black Month”, estendendo as promoções por todo o mês de novembro.

Desconfiança inicial dos consumidores

Nos primeiros anos no Brasil, a Black Friday enfrentou críticas por causa de descontos inflados ou promoções pouco vantajosas. Expressões como “tudo pela metade do dobro” circularam bastante. Com o tempo, as empresas perceberam que a confiança era essencial, e hoje existe fiscalização mais rigorosa, além de plataformas que monitoram os preços para garantir que as ofertas sejam reais.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet