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Terça-feira, 11 de novembro de 2025

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Nova rodovia entre Cuiabá e Chapada tem custo estimado de até R$ 400 milhões, diz deputado

Foto: Reprodução

Nova rodovia entre Cuiabá e Chapada tem custo estimado de até R$ 400 milhões, diz deputado
O deputado estadual Ondanir Bortolini, conhecido como Nininho (Republicanos), informou durante a reunião ordinária da Comissão de Infraestrutura Urbana e de Transporte da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), que o estudo de viabilidade para a implantação e pavimentação da MT-030, trecho entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães, está em fase final e deverá ser entregue ao governador Mauro Mendes (UNIÃO) até novembro. 


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Estimativas preliminares indicam que o custo total da obra poderá variar entre R$ 300 milhões e R$ 400 milhões, com prazo de execução de 18 a 24 meses após a licitação. A rota alternativa à MT-251 poderá reduzir em cerca de 30 quilômetros o acesso entre as duas cidades.

O deputado relata que a empresa Ecoplan, contratada por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), está concluindo o levantamento técnico. “O estudo está sendo finalizado pela empresa contratada pela Sinfra e, nos próximos dias, quero apresentá-lo ao governador para autorizar o projeto definitivo”, informa o deputado.

O parlamentar destaca que, se aprovado o projeto, a execução poderá ocorrer ainda na gestão de Mauro Mendes ou já sob o comando de Otaviano Pivetta, que assumirá o governo estadual em abril do próximo ano. “Defendo que essa obra seja iniciada o mais breve possível”, diz Nininho.

O projeto prevê o início da obra nas proximidades da Ponte de Ferro, no novo rodoanel em construção em Cuiabá. O traçado seguirá ao longo do linhão da usina do Rio do Casca até alcançar a MT-251, na altura da subestação de Chapada dos Guimarães. A via terá doze metros de largura.

O principal desafio técnico está no trecho de subida da serra, no chamado paredão de Chapada. Segundo Nininho, engenheiros estudam soluções para vencer a inclinação. “Essa proposta vem desde 2014. A inclinação da serra é o maior desafio, mas nada que a engenharia não resolva”, avalia.
 
A nova via atenderá diretamente mais de 1,5 milhão de habitantes na região da Baixada Cuiabana e nos eixos que ligam o Sul, Sudeste e Araguaia à capital. Nininho sustenta que a obra diminuirá deslocamentos, eliminará pontos críticos da MT-251, reduzirá o número de acidentes e fomentará o turismo regional.

“Essa obra é prioritária. Diminuirá praticamente pela metade a distância entre as duas cidades, vai atender mais de um milhão e meio de habitantes, desenvolver o turismo, salvar vidas e facilitar o acesso dos moradores do Araguaia, Sul e Sudeste à capital do Estado”, acredita Nininho.

O deputado diz ainda que, em 2024, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) incluiu na Lei Orçamentária Anual (LOA) uma emenda de R$ 15 milhões para a elaboração do projeto e mais R$ 35 milhões para o início das obras. “A Assembleia Legislativa aprovou uma emenda de minha autoria. O poder legislativo está disposto a custear o projeto e fazer a doação à Sinfra. É uma obra que tem que sair do papel”, salienta.
A discussão sobre a implantação da MT-030 remonta a 2014, quando Nininho apresentou indicação na Assembleia Legislativa. A estadualização do traçado foi proposta originalmente em 2008 pelo atual vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), à época deputado estadual. Desde então, o tema vem sendo debatido como alternativa de acesso seguro e rápido entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães.

Pivetta adianta que pretende concluir as obras da MT-030 caso seja eleito para comandar o Palácio Paiaguás nas eleições do próximo ano. “Se eu for governador, essa será uma das primeiras obras que irei viabilizar”, garante. “Eu já estava convencido, desde 2008, de que seria uma solução para a ligação Cuiabá-Chapada”, explica o vice-governador.

Com o estudo técnico concluído e prestes a ser entregue ao governador, Nininho aposta em uma aprovação rápida e no início dos trâmites executivos. “Se tudo correr bem, acredito que a licitação possa ocorrer até o primeiro semestre de 2026”, estima o parlamentar.

Nininho adianta que já recebeu sinalização positiva de Mauro Mendes para a continuidade ao projeto. “Essa é uma das obras mais importantes para a Baixada Cuiabana. Quando chega o fim de semana, há congestionamentos e acidentes na MT-251. A MT-030 vai oferecer uma rota segura, reduzir distâncias e melhorar a mobilidade da população”, argumenta Nininho.
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