Homem é preso com 14 peixes em ação contra a pesca predatória em MT :: Notícias de MT | Olhar Direto

Olhar Direto

Sábado, 08 de novembro de 2025

Notícias | Cidades

PERÍODO DA PIRACEMA

Homem é preso com 14 peixes em ação contra a pesca predatória em MT

Foto: Reprodução

Homem é preso com 14 peixes em ação contra a pesca predatória em MT
Homem foi preso pela Polícia Civil neste domingo (12) em Canarana (a 651 km de Cuiabá) em posse de 14 peixes de água doce, durante operação de combate à pesca predatória. O suspeito foi flagrado transportando o pescado na rodovia MT-010. A pesca predatória está proibida até 31 de janeiro de 2026.


Leia mais:
Jovem morre após ser lançado para fora de carro que capotou em estrada no interior

A Operação Rede Rompida, deflagrada para combater a pesca predatória em Canarana, foi conduzida pela Delegacia do município e contou com a instalação de barreiras policiais ao longo da MT-110.

A ação teve como objetivo intensificar a fiscalização ambiental, com foco no combate à pesca e ao transporte ilegal de pescados durante o período proibitivo de pesca, a Piracema, que ocorre de 1º de outubro de 2025 a 31 de janeiro de 2026.

Durante as abordagens realizadas no trecho rural da rodovia, as equipes policiais constataram que um dos condutores fiscalizados transportava pescado em desacordo com a legislação vigente.

Os peixes, 13 da espécie tucunaré e um traíra, todos fora da medida, foram apreendidos e o suspeito recebeu voz de prisão, sendo conduzido à delegacia para os procedimentos cabíveis.

De acordo com o delegado de Canarana, Digo Jobane Neto, a Operação Rede Rompida integra um conjunto de ações estratégicas voltadas à preservação dos recursos naturais e ao enfrentamento da pesca predatória na região.

“Além do caráter repressivo, as barreiras também têm cunho preventivo e educativo, orientando a população sobre as restrições da Piracema e a importância da preservação ambiental”, afirmou o delegado.

Jobane frisou, ainda, que as equipes policiais continuarão realizando ações fiscalizatórias durante todo o período de defeso da piracema e alertou que a pesca irregular configura crime ambiental, sujeito a sanções penais e administrativas.

O nome da operação, Rede Rompida, foi escolhido devido ao objetivo de interromper a pesca ilegal em Canarana, preservando assim os rios, a vida e o meio ambiente. Denúncias anônimas podem ser feitas por meio do telefone 197.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet