O Cuiabá se complicou na luta pelo acesso com o encerramento da 32ª rodada, mesmo com a vitória sobre o líder Coritiba por 1 a 0. Isso porque o time caiu duas posições após os jogos dos seus rivais diretos na tabela. Na terça-feira (14), o Dourado começou o dia na sexta posição com 49 pontos, mas terminou em oitavo – lugar que ocupará pelo menos até o compromisso de domingo (19) contra o Botafogo-SP. Com o resultado, o time de Eduardo Barros ainda se mantém vivo na briga, porém agora com apenas 13,8% de chances de retornar à elite.
Leia mais:
São Paulo é acionado pelo Cuiabá na CBF por dívida de R$ 1 milhão com jovem atacante
Três confrontos interferiram na situação auriverde, e continuará assim até o final do campeonato – disputado ponto a ponto por pelo menos sete times (Cuiabá, CRB, Athletico-PR, Remo, Chapecoense, Novorizontino e Goiás).
A Chapecoense e o Botafogo-SP empataram em 1 a 1, fazendo a Chape se consolidar na quinta posição ao somar 51 pontos. Na Ligga Arena, o Furacão também se igualou em 1 a 1 contra o Avaí, resultado que o fez somar 49 pontos e ultrapassar o Auriverde pelo critério de saldo de gols. O terceiro confronto foi o clássico Re-Pa, entre Remo e Paysandu, com vitória do Leão Azul por 3 a 2, que também acabou deixando o Cuiabá para trás e estacionando na sexta colocação.
Com os resultados, o Dourado perdeu duas posições e, agora, soma apenas 13,8% de chances de subir, segundo cálculos do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Apesar do número ser relativamente pequeno, o cenário ainda é de esperança. Isso porque o Dourado segue com 49 pontos, apena 3 a menos que o Goiás, primeiro time dentro do G4 com 52.
O alerta está ligado para as seis finais restantes, mas o time de Barros segue vivo nas próximas “finais”. Isso porque, mesmo com a vitória sobre o líder no último domingo (12), o Dourado caiu na tabela e a próxima oportunidade de voltar a escalar será no domingo (19), quando visita o Botafogo às 17h30 (de MT). Só a vitória interesse na caminhada decisiva pelo retorno à elite.
Após visitar o Pantera, o Auriverde receberá o Remo (24), viaja para encarar o Amazonas (2), depois enfrenta o Goiás na Arena Pantanal (7), enfrenta o América-MG fora (14) e encerra a Série B recebendo o Criciúma em casa no dia 22 de novembro.