O conselheiro Sérgio Ricardo, presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), criticou nesta quarta-feira (10) o que chamou de "politicagem" com relação ao tema do saneamento básico em Várzea Grande. Segundo ele, há uma falta de entendimento a respeito do tema o Poder Executivo Municipal, sob a liderança da prefeita Flávia Moretti (PL), e a Câmara Municipal.
Leia também:
TJMT envia apelação de Silval Barbosa à PGR após mudança no entendimento do STF sobre foro
“Eu converso, cada um que queira conversar comigo, prefeito, vereador, eu converso com todo mundo sobre tudo e sobre o que eu acho. Com certeza [há politicagem]. Primeiro tem que haver um entendimento”, disse em entrevista na sede do Tribunal.
“Hoje o grande problema de Várzea Grande está no desentendimento no poder. No Poder Legislativo e no Poder Executivo. Eu não preciso gostar de você, mas se você desempenha um cargo importante, eu tenho que dialogar com você. Tem que respeitar”, continuou.
A fala de Sérgio sobre o tema ocorre em um contexto no qual o próprio presidente do TCE pediu que o governador Mauro Mendes (UNIÃO) decrete intervenção no Departamento de Água e Esgoto (DAE).
Mesmo com a negativa de Mauro, descartando essa possibilidade, o presidente da Corte de Contas disse nesta quarta que é desejo do Chefe do Executivo Estadual intervir na autarquia.
“Eu sugeri recentemente que haja uma intervenção na água de Várzea Grande, que o governo assuma, o Mauro falou que não sabe, que não sei o quê, mas o Mauro pode e ele quer. Ele não quer, nesse momento, discutir com Várzea Grande, mas ele pode ajudar e ele quer ajudar. Então é só Várzea Grande, primeiro, se entenderem, a Câmara, a prefeita e o vice-prefeito se entenderem, conseguirem sentar numa mesma mesa e depois chamar o governador e resolver definitivamente”, disse.
“Tem que fazer a concessão da água, como foi feito em Cuiabá. Sem concessão não tem água para a população de Várzea Grande. Nunca houve concessão, nunca houve água”, pontuou.