Prefeitura ‘da batida’ na 13 de Junho e 30 ambulantes saem das calçadas após ação de orientação :: Notícias de MT | Olhar Direto

Olhar Direto

Domingo, 15 de fevereiro de 2026

Notícias | Cidades

acessibilidade para pedestres

Prefeitura ‘da batida’ na 13 de Junho e 30 ambulantes saem das calçadas após ação de orientação

Foto: Reprodução

Prefeitura ‘da batida’ na 13 de Junho e 30 ambulantes saem das calçadas após ação de orientação
A Secretaria Municipal de Ordem Pública de Cuiabá intensificou a fiscalização na região central, resultando na desocupação voluntária das calçadas por cerca de 30 comerciantes ambulantes. As ações foram iniciadas no sábado (10) e concluídas nesta quarta-feira (14). Segundo a prefeitura, o objetivo é priorizar o diálogo e a educação, com foco na garantia da acessibilidade para pedestres.


Leia também:
Botelho cita força do governo na AL e minimiza chance de aprovação de emendas na RGA: "não há espaço"


Após a conclusão dessa etapa, a secretária municipal de Ordem Pública, Juliana Palhares, destacou que a fiscalização passará a adotar medidas mais incisivas para assegurar a acessibilidade da população, incluindo a apreensão de mercadorias em casos de descumprimento das regras.

“Conquistamos avanços importantes na organização do comércio ambulante. Realocamos espaços na região central e implantamos tendas, sempre por meio do diálogo, da educação e do respeito. No entanto, é importante deixar claro: o descumprimento das regras que foram pactuadas fará com que aqueles que insistirem na irregularidade estejam sujeitos a medidas administrativas, incluindo a apreensão de mercadorias”, afirmou a secretária.

A Sorp mantém monitoramento constante da região central e conta também com o apoio da população. O cidadão pode denunciar a ocupação irregular de calçadas por meio do sistema Web Denúncias, disponível no site da secretaria [https://sorp.cuiaba.mt.gov.br]. No portal, é possível encaminhar fotos, localização e outras informações que auxiliem na fiscalização.

Em maio de 2025, a Secretaria Municipal de Ordem Pública já havia emitido notificações públicas aos comerciantes ambulantes da região central, seguindo recomendação do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), para a desocupação das calçadas. Paralelamente, a Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico iniciou o processo de cadastramento para os comerciantes interessados na realocação para o Shopping da Orla. Contudo, diante da definição de um espaço provisório, a maioria optou por se estabelecer na Travessa Desembargador Lobo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet