Três vendedores ambulantes, que saíram da área determinada pela Prefeitura de Cuiabá para o comércio, na Travessa Lobo e ocuparam áreas irregulares na Avenida 13 de Junho, na capital, tiveram as barracas desfeitas e os produtos apreendidos em uma ação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp) com o apoio da Polícia Militar.
Leia mais:
Suspeito de matar ex-detento deixou roupas ensanguentadas no chão de casa e fugiu antes da chegada da Polícia
Conforme informações da Prefeitura de Cuiabá, a ação visou garantir a desobstrução das calçadas, assegurando o direito de locomoção dos pedestres, especialmente idosos e pessoas com deficiência, além de promover a organização do espaço urbano.
Dentre o material apreendido estavam carregamentos de pequi, óculos e produtos de artesanato. Em um vídeo é possível ver parte da ação onde policiais retiravam os produtos e a cobertura das barracas enquanto os vendedores tentavam impedir.
Os ambulantes estariam atuando fora da Travessa Lobo desde o ano passado, mas que ações não foram feitas para não prejudicar as vendas de fim de ano, que tendem a ser mais altas.
"Arrumamos espaço para eles, arrumamos tenda, flexibilizamos locais. Porém descomprimam todas as medidas, invadiram as calçadas e desrespeitam os acordos que eles mesmos fizeram. Não corrigimos isso no final do ano por dobra do Natal e ano novo, porém agora já precisamos corrigir para liberar as calçadas e acessibilidade", afirmou o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL).
Conforme relatos locais, o espaço destinado pela prefeitura possuí alguns problemas como a questão do esgoto que passa a céu aberto, o fato dos moradores de ruas fazerem suas necessidades na região e contribuir para o mau-cheiro
Além disso, os comerciantes reclamam que ninguém vai até o fim da travessa e os vendedores prejudicados se aventuram na 13 de junho para conseguir mais vendas.