O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, anunciou que Mato Grosso vai ampliar o modelo cívico-militar na rede estadual ainda neste ano, com a conversão de mais 100 escolas. Com a medida, o Estado passará de 105 para 205 unidades nesse formato, quase um terço das escolas estaduais.
Leia também:
Deputado diz que prefeito de Rondonópolis “não conhece a realidade” e rebate críticas a Várzea Grande
“Bom, vocês acompanharam que em 2025 a gente chegou a 105 escolas cívico-militares. A gente avaliou essas escolas e nós percebemos que os resultados educacionais melhoraram significativamente”, afirmou.
Alan destacou que os avanços não se restringem ao desempenho acadêmico.
“Não só os resultados educacionais, mas também a questão da disciplina, a questão do respeito. Então, existe uma vontade muito grande das comunidades escolares, dos pais, dos profissionais, das próprias escolas, em transformar em cívico-militar”, disse.
Diante dessa demanda, segundo ele, o governo decidiu avançar com a expansão do programa em 2026. O secretário informou ainda que o processo de adesão já está em andamento.
“Nós recebemos essa demanda e iniciamos esse ano transformando mais 100 escolas. Agora, nós vamos chegar a um total de 205. Na segunda-feira, nós publicamos o edital de 66 escolas e, nos próximos dias, a gente vai publicar o edital de mais 34 novas escolas”, detalhou.
Atualmente, das 628 escolas da rede estadual, 105 já funcionam no modelo cívico-militar, atendendo mais de 80 mil estudantes.