Mato Grosso enfrenta um aumento no número de mortes em razão do gênero, visto que, mantém a liderança no ranking de estados com maior taxa de feminicídios do país há dois anos, conforme dados divulgados no Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Na tentativa de prevenir e punir esses casos, o Governo de MT investiu R$ 95 milhões em ações de combate à violência contra mulher, apenas em 2025.
Leia também:
Polícia Civil esclarece 100% dos feminicídios registrados em Mato Grosso
O relatório apresentado pela suplente de deputada Edna Sampaio (PT), divulgado nesta segunda-feira (02) e elaborado entre 2022 e 2025, revela o cenário alarmante da violência letal contra mulheres no estado. Os dados demonstram que alguns municípios apresentam taxas de feminicídio muito superiores à média nacional, como Cáceres que lidera o ranking com taxa de 15,3.
Mesmo Cuiabá, capital do estado e com maior estrutura de atendimento, como delegacias 24 horas e rede de proteção mais organizada, apresenta índice inferior aos demais, mas ainda assim acima da média estadual, evidenciando a gravidade do problema em todo o território.
Porém, de acordo com o Governo do Estado, nos últimos sete anos uma série de ações foram realizadas para fortalecer o enfrentamento à violência contra as mulheres em MT, envolvendo iniciativas que não estão apenas na repressão aos crimes, mas também na prevenção e repressão a esses casos.
Confira abaixo alguma das ações adotadas pelo Estado:
- Criação da Coordenadoria de Políticas de Enfrentamento à Violência de Gênero
- Criação da Secretaria Adjunta de Políticas Públicas para as Mulheres
- Criação da Sala Lilás
- Criação da Casa de Eurídice
- Implantação do Plantão 24 Horas de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica e Sexual
- Implantação do Botão do Pânico e do aplicativo SOS Mulher
- Ampliação da Patrulha Maria da Penha
- Ampliação do número de delegacias e núcleos especializados
- Implantação do programa SER Família Mulher
- Implantação do programa SER Família Mulher na Comunidade
- Ampliação da rede de proteção e monitoramento eletrônico dos agressores
- Ampliação das ações de comunicação para prevenção à violência doméstica
- Oferta de atendimento psicológico
- Deflagração da Operação Shamar
- Capacitação das forças de segurança
- Publicação do Plano Estadual de Metas para Enfrentamento da violência doméstica e familiar
- Criação do Gabinete de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres