Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

História abalada

Igreja mais antiga do estado está interditada por risco de desabamento

Foto: Lucas Bólico/OD

Igreja mais antiga do estado está interditada por risco de desabamento
A Igreja de Nossa Senhora da Penha de França, a mais antiga de Mato Grosso, localizada no distrito de Coxipó do Ouro, está fechada há mais de seis meses. O motivo da interdição são as más condições em que se encontram as estruturas da antiga construção, que ameaçam ceder. A própria comunidade foi quem decidiu deixar de rezar as missas no local, temendo um desabamento.


Não podendo mais celebrar missas nas dependências do santuário, a comunidade e membros da igreja transferiram os artefatos religiosos para um galpão vizinho, onde agora acontecem as celebrações católicas.

Segundo o historiador Edmilson Albino de Carvalho, diretor da Escola Nossa Senhora da Penha, a igreja passou recentemente por uma reforma, mas foi insuficiente. “Em 2007 fizeram a restauração do lado esquerdo e o restante não recebeu atenção”, diz.

Ele ainda lembra de todo o significado simbólico que a igreja tem, não só para o distrito de Coxipó do Ouro, mas também para Cuiabá e Mato Grosso. “Ela representa o encontro dos grupos negros, indígenas e brancos”, explica.

História da igreja

A pequena Igreja de Nossa Senhora da Penha de França foi a primeira capela de Cuiabá. Foi construída na margem direita do Rio Coxipó-Mirim, em Forquilha, no segundo arraial dos primeiros bandeirantes, onde hoje é o distrito de Coxipó do Ouro. Sua primeira celebração ocorreu em 1721, pelo padre Jerônimo Botelho.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet