Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de abril de 2024

Notícias | Brasil

blecaute

No dia do apagão, meteorologistas apontam tempo instável no PR

A causa do blecaute que afetou ao menos dez estados brasileiros ainda não foi confirmada. Mas autoridades chegaram a cogitar a possibilidade da transmissão de energia ter sido interrompida por causa do mau tempo. Meteorologistas ouvidos pelo G1 confirmam que o tempo permaneceu instável...

A causa do blecaute que afetou ao menos dez estados brasileiros ainda não foi confirmada. Mas autoridades chegaram a cogitar a possibilidade da transmissão de energia ter sido interrompida por causa do mau tempo. Meteorologistas ouvidos pelo G1 confirmam que o tempo permaneceu instável na terça-feira (10), no Paraná, mas não houve ocorrências graves na região de Itaipu.


Flávio Varone, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), disse que foram registrados ventos fortes no oeste do estado. Em Dois Vizinhos (PR), à tarde, as rajadas chegaram a 82 quilômetros por hora. Em Goioerê (PR), a velocidade foi de 75 quilômetros por hora e, em Marechal Cândido Rondon (PR), 72 quilômetros por hora.

"Havia um alerta, que foi emitido à tarde, para chuva e ventos fortes na região oeste. Também houve chuva moderada. Não foi forte, mas o volume foi significativo", afirmou Varone.

O meteorologista Fernando Mendonça Mendes, do Instituto Tecnológico Simepar, disse que, após as 22h, houve uma linha de instabilidade perto da divisa de Paraná e São Paulo, em regiões próximas às cidades de Fartura (SP) e Taquarituba (SP). "Houve uma tempestade, mas ainda não há como atribuir os fatos [apagão] a isso", comentou.

Os especialistas estão analisando os registros do radar meteorológico e do sistema de detecção de descargas atmosféricas do Simepar.

A Defesa Civil do Paraná informou que as ocorrências mais graves em decorrência de mau tempo registradas na terça foram em Foz do Iguaçu, onde houve queda de árvores, e em Santa Teresa Do Oeste, com nove casas destelhadas.

Varone, do Inmet, diz que há novo alerta para tempo instável no Paraná nesta quarta-feira (11).

Apagão

A usina de Itaipu informou, em sua página oficial no Twitter, que após o blecaute que atingiu parte do país voltou a operar normalmente às 6h desta quarta-feira (11) e que não registrou nenhum tipo de pane em suas instalações. Indícios apontam para falha na transmissão entre o Paraná e São Paulo, segundo a usina. O blecaute atingiu em diferentes proporções ao menos dez estados.

Em entrevista coletiva em Brasília, o ministro Edison Lobão afirmou que "houve um desligamento completo de Itaipu". "Uma linha de transmissão caiu e determinou a queda de outras", disse ele. Lobão avaliou que não é possível afirmar, com certeza, o que causou a falha no fornecimento de energia elétrica. Entretanto, segundo ele, o problema teria sido provavelmente causado por "fatores atmosféricos", como "tempestades de grande intensidade".

"Somente amanhã (quarta-feira) vamos saber o que aconteceu", disse Lobão.

O presidente de Itaipu, Jorge Miguel Samek, disse que “não houve problema de geração de energia” e sim “um problema de avaria, um raio ou tempestade, que (teriam) derrubado algumas torres de energia”. "Há 99% de chance de o apagão ter sido provocado por um vendaval “, disse.

A região mais afetada foi a Sudeste. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo ficaram totalmente sem luz.

Em Minas Gerais, houve blecaute total nas regiões do Triângulo Mineiro e da Zona da Mata, mas em partes de Belo Horizonte a luz não caiu durante a noite. O apagão também afetou o interior do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, o interior da Bahia e partes de Pernambuco. Do outro lado da fronteira, o Paraguai, que também recebe energia de Itaipu, ficou às escuras, em consequência do que usina chamou de "efeito dominó".

Em Itaipu, um dos responsáveis de turno, que não quis se identificar, disse ao G1 que a usina esteve pronta para fornecer energia “desde o primeiro momento”, mas que um problema externo, de transmissão, teria impedido o restabelecimento do serviço. De acordo com técnicos, usinas termelétricas, que deveriam funcionar automaticamente neste caso, não foram ativadas.

"Alguma perturbação ou acidente afetou em um ou mais pontos o sistema de transmissão, inclusive o de Furnas, responsável por levar energia de Itaipu para o Sul e Sudeste", disse a Itaipu em nota. Na mesma nota, a empresa afirma que o restabelecimento de serviço começou às 22h30 de terça (10), no Paraguai. Às 0h30 desta quarta (11), foi retomado de maneira parcial o fornecimento para a região Sudeste do Brasil.

No início da madrugada, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) disse que ainda não havia identificado a origem do blecaute e que a maior preocupação era recompor o sistema. De acordo com a informação repassada pelo ONS ao ministro de Minas e Energia, somente com o restabelecimento total da energia será possível um diagnóstico do que aconteceu.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet