Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Brasil

Abastecimento de água é retomado para quase 4 milhões em SP, diz Sabesp

Pouco menos de 4 milhões de habitantes da Região Metropolitana de São Paulo tiveram o abastecimento de água retomado por volta do meio-dia desta quarta-feira (11), após terem o serviço interrompido por causa do apagão que atingiu dez estados brasileiros e o Paraguai na noite de terça-feira (10). De acordo com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), 3 milhões de habitantes ainda estão sem abastecimento de água.


No início da manhã, 6,7 milhões de habitantes tiveram o serviço interrompido. Por volta das 10h20 desta quarta-feira, a companhia dizia que a produção estava restrita a 65% da demanda total dessa região.

Com a falta de luz, todas as estações de tratamento de água da Sabesp e as estações elevatórias deixaram de funcionar. Ao contrário da energia elétrica, o retorno do abastecimento não é imediato, segundo a companhia, porque a água precisa percorrer longos caminhos – nos pontos mais altos, a volta é mais demorada. Em entrevista à Globo News, a secretária de Saneamento e Energia de São Paulo, Dilma Pena, disse que bombas queimaram por causa do blecaute, o que também prejudicou o abastecimento.

Greve


Em greve desde a 0h desta quarta-feira (11), funcionários da Sabesp foram liberados pelo sindicato responsável para trabalhar nas bombas de abastecimento que deixaram de funcionar após o apagão. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Sintaema), funcionários foram deslocados para retomar o funcionamento das redes que deixaram de funcionar com a falta de energia.

A Sabesp espera que a regularização total ocorra durante esta quarta-feira (11) ou a madrugada de quinta-feira (12). A companhia pede que as pessoas não desperdicem água.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet