Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Educação

Palestra para comunicadores sobre a reforma ortográfica ocorre nesta sexta-feira

A palestra sobre o “Novo Acordo Ortográfico” com o professor Sérgio Nogueira nesta sexta-feira (27), no Salão Nobre Clóves Vettorato do Palácio Paiaguás, está programado para iniciar às 19h30, mas a Secretaria de Estado de Comunicação Social (Secom-MT) orienta aos profissionais inscritos a chegar meia hora antes do início para confirmação de presença. Cada participante deverá apresentar na entrada um quilo de alimento não perecível ou um litro de leite longa vida.


O evento é organizado pela Secom, em parceria com o Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT). As inscrições encerraram ainda na segunda-feira (23.02). No total, 250 jornalistas, publicitários e radialistas se inscreveram para a palestra que aborda as novas regras gramaticais da língua portuguesa. Apenas os participantes devidamente inscritos receberão o certificado, conforme confirmação na lista de presença.

Uma apostila com os principais tópicos a serem abordados pelo professor será montada e enviada na sequência, via e-mail, para os participantes da palestra. O Acordo Ortográfico é a unificação gráfica da língua portuguesa no mundo. A unificação foi aprovada em Lisboa (Portugal) em 1990, pelos oito países que falam o Português, mas só ratificado pelo presidente da República no ano passado, entrando em vigor no Brasil no início deste ano.

O Novo Acordo Ortográfico padroniza alguns pontos discordantes, como o emprego do hífen, algumas regras de acentuação e a queda de consoantes mudas (que afetavam diretamente a grafia lusitana de algumas palavras). A reforma ortográfica estabelece 21 bases de mudanças na língua portuguesa, como o retorno das letras K, W e Y ao alfabeto e a supressão definitiva do trema e dos acentos agudos de palavras paroxítonas cujas sílabas tônicas sejam éi e oi.

O acento diferencial de palavras como pólo e pára (que viram polo e para) e as regras de hifenização (anti-semita vira antissemita) também sofrerão mudanças, mas acompanhada de exceções. O acordo está em vigor, mas a normal atual e a prevista poderão ser usadas e aceitas oficialmente até dezembro de 2012.

PALESTRANTE
Sérgio Nogueira Duarte da Silva é graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestre em língua portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) com extensão “Lead Assessor Training” – MCG Qualidade/ P.E. Batalas. Atuou como professor titular da UniCarioca – Centro Universitário Carioca; é autor da coluna Aula Extra no jornal Extra e O Sul (Porto Alegre/RS), da coluna Dicas de Português no portal G1 da TV Globo – Globo.com, da coluna Pegadinha Verbal na revista Reader’s Digest Seleções (1997 a 2004), e da coluna Língua Viva no Jornal do Brasil (1997 a 2002).

O professor Sérgio Nogueira também é o autor dos livros Língua Viva I, II, III, IV e V, da Editora Rocco; O Português do dia-a-dia, da Editora Rocco; das coleções de fascículos Língua Viva e Desafios da Língua Viva, publicadas pelo Jornal do Brasil; e da coleção Português sem Complicação, publicada pelos jornais Extra e Diário de São Paulo em 2003. Ele ainda escreveu a coleção Soltando a Língua, publicada pela Gold Editora e distribuída pelo jornal Extra em 2007, e o livro Língua Afiada, publicado pelo jornal Extra em 2004.

Também atua como consultor da Central Globo de Jornalismo (TV Globo), dos jornais O Globo, Extra e Expresso, dos canais GloboSat, do portal de notícias G1 da TV Globo (RJ e SP) – Globo.com, da produtora Drei Marc, do quadro Soletrando do programa Caldeirão do Huck (TV Globo), entre outros trabalhos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet