Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Bastidores do judiciário

Grupo de José Ferreira Leite articula apoio político para manter os cargos

O grupo liderado pelo ex-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso desembargador José Ferreira Leite, em rota de colisão com o também ex-presidente Paulo Lessa, está articulando apoio político com alguns parlamentares da bancada mato-grossense em Brasília, com o presidente do Dnit (Departamento Nacional de Insfraestrutura dos Transportes), Luís Antônio Pagot, e com o presidente Lula, através da maçonaria. O intuito é fazer um trabalho de convencimento com os conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os quais irão julgar no próximo dia 23 o procedimento administrativo que prevê afastamento de 10 magistrados em Mato Grosso.


O grupo de Ferreira Leite tem ido a Brasília semanalmente fazer as articulações. Por outro lado, o grupo dos desembargadores Paulo Lessa e Orlando Perri, ex-presidente e ex-corregedor do TJMT, respectivamente, responsáveis pela contratação de empresa que detectou desvios de dinheiro no Tribunal de Justiça (TJ-MT) e autores da denúncia contra o grupo de Ferreira Leite, também têm feito seu lobby político junto aos conselheiros, para mostrar que a tese dos denunciantes está correta.

Lessa e Perri, porém, têm um trunfo nas mãos, um parecer do procurador-geral Roberto Gurgel, o qual pede afastamento dos 10 magistrados investigados no Estado. São eles os desembargadores Mariano Travassos, atual presidente eleito do TJ; José Ferreira Leite e Tadeu Cury, ex-presidente e ex-vice-presidente do TJ); ex-presidente da Associação Mato-Grossense dos Magistrados (Amam), Antônio Horácio Neto; e os juízes Irênio Lima Fernandes (homem-forte do atual presidente), Marcelo Souza Barros, Juanita Cruz da Silva Clait Duarte, Maria Cristina Simões, Graciema Ribeiro Caravellas e Marcos Ferreira.


Entenda o caso

Em maio de 2008, o relatório realizado pela Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso, na época comandada pelo desembargador Orlando Perri, veio à tona e denunciou um desembargador e outros quatro juízes que teriam recebido vantagens salariais irregulares, no período em que Ferreira Leite era presidente, e usado o dinheiro público para socorrer financeiramente investidores ligados à loja maçônica Grande Oriente do Estado de Mato Grosso.

Esses investidores aplicaram suas economias, incentivados pela maçonaria, na Cooperativa de Crédito Poconé-Sicoob Pantanal, de Poconé (MT), que quebrou. De acordo com dados do relatório, os juízes e o desembargador se esforçaram para honrar o investimento de mais de R$ 1 milhão por meio de créditos irregulares e empréstimos de colegas.

No relatório, o corregedor-geral de Justiça investigou os juízes Marcelo Souza de Barros, Irênio Lima Fernandes, Antonio Horácio da Silva Neto, presidente da Associação de Magistrados de Mato Grosso, e Marcos Aurélio dos Reis Ferreira, filho do desembargador José Ferreira Leite, grão-mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso.

Leia também:

Grupo do José Ferreira Leite sofre derrota no CNJ


CNJ nomeia comissão para apurar desvio milionário no TJ de Mato Grosso

Juízes acusados de improbidade podem ser julgados pelo TJMT

CNJ julga na terça-feira recursos sobre caso de corrupção no TJMT

Ministério Público só tem 45 dias para ajuizar ação contra magistrados

Ação do MP contra magistrados depende de decisão de tribunais
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet