Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Fonset destaca saldo positivo na geração de empregos em MT

O saldo positivo na geração de empregos formais no País durante o mês de fevereiro foi um dos assuntos discutidos durante a 75ª reunião do Fórum Nacional de Secretários de Trabalho (Fonset), realizado em Brasília na última quarta-feira (18). O Fórum contou com a participação de 21 secretários de Trabalho dos estados brasileiros e mais quatro representantes. Representando o Estado de Mato Grosso participaram os secretários-adjuntos da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), José Rodrigues Rocha Júnior e César Vidotto (em exercício).


O Fonset elegeu a nova diretoria, composta pelo secretário da Bahia, Nilton Vasconcelos, como presidente, secretário de São Paulo, Afif Domingos, como 1º vice-presidente, secretário do Paraná, Nelson Garcia, como 2º vice-presidente, secretária do Amapá, Maria Anésia, como secretária-geral e o secretário do Distrito Federal, Robson Rodovalho, como tesoureiro.

Também foram eleitos para o Conselho Fiscal os secretários Fátima Catunda, Iranildes Caldas e Flávia Moraes, dos Estados do Ceará, Amazonas e Goiás, respectivamente.

Além da eleição, foi debatida a construção da agenda de atividades do Fonset para o ano de 2009. Os participantes consideraram como necessária uma presença maior da entidade neste momento de reação do mercado de trabalho.

O secretário de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, em exercício, José Rodrigues Rocha Júnior, afirmou que Mato Grosso ainda consegue manter os seus postos de trabalhos formais apesar da crise mundial. "Precisamos continuar trabalhando nesse momento de crise e buscar novas alternativas de trabalho e de geração de renda para a população" .

SALDO POSITIVO – Mato Grosso foi um dos estados que apresentaram saldos positivos no balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged/MTE) do mês de fevereiro. Foram 5.378 novos empregos com carteira assinada, um crescimento de 1,13% em relação ao mês anterior. O Estado ficou com a quarta colocação, ficando atrás de Goiás (+8.058 postos ou +0,94%), Santa Catarina (+5.674 postos ou +0,36%) e Rio de Janeiro (+5.480 postos ou +0,17%).

Em todo o Brasil foram 9.179 mil empregos, um crescimento de 0,03% sobre o estoque de assalariados celetistas do mês anterior. Esse comportamento favorável demonstra uma importante reação do mercado de trabalho formal brasileiro após três meses consecutivos de resultados negativos. O número de admissões no segundo mês do ano foi de 1,23 milhão de pessoas, patamar superior ao verificado em janeiro (1.216.550).

FONSET – Considerado importante espaço de diálogo e troca de experiência entre os estados e de negociação junto a órgãos governamentais, como Ministério do Trabalho e Emprego e Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador - Codefat, o Fonset foi criado no final dos ano 80. Dentre outras finalidades, a entidade tem por objetivo definir e firmar posições em torno de problemas relacionados ao trabalho, fortalecer a participação dos estados na definição de política trabalhista brasileira e colaborar com o MTE com sugestões que proporcionam o aperfeiçoamento e harmonização nas relações do trabalho.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet