Olhar Direto

Terça-feira, 19 de novembro de 2019

Notícias / Cidades

CRM revela condições degradantes de pacientes do Adauto; veja fotos

Da Redação - Renê Dióz

23 Jan 2012 - 19:04

Foto: Da Assessoria/CRM

CRM revela condições degradantes de pacientes do Adauto; veja fotos
É assombrosa a situação do Centro Integrado de Atenção Psicossocial Adauto Botelho, revelada nesta segunda-feira (23) pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) após vistoria no hospital e na área de internação dos dependentes de álcool e drogas. O absurdo das condições do local pode ser conferido nas fotos fornecidas pelo CRM.

A calamidade levou o CRM a enviar ao Ministério Público (MPE) os termos da vistoria e fotos do local para que alguma providência judicial seja tomada, o mesmo procedimento adotado em relação ao Pronto Socorro de Várzea Grande. O CRM também estuda uma interdição ética no CIAPS, o que deve ser debatido na próxima plenária do órgão. No Adauto Botelho, três pacientes morreram em 2010 por complicações clínicas e atendimento inadequado. Este número subiu para sete em 2011.

“Não tem condições de um CIAPS desse funcionar. São condições subumanas. Está havendo uma infração, o Estado está infringindo a lei”, enfatizou a presidente do CRM, Dalva Alves Neves em entrevista coletiva à imprensa concedida hoje.

Na ala para pacientes com doenças mentais, as condições da área externa já saltam aos olhos pelo abandono. Dentro das enfermarias, uma mistura de bolor, infiltração, pintura descascada, camas enferrujadas e iluminação quebrada, em um ambiente de calor, chamam a atenção.

Os banheiros não têm condição de uso, sequer chuveiro, água quente ou até mesmo ralo. A higienização no local é um dos maiores problemas e o lixo hospitalar é misturado ao lixo comum. No pátio externo, o lixo se acumula. Já no interno, teoricamente voltado para “recreação”, uma caixa de esgoto sem tampa exala mau cheiro.

Entre os pacientes, há dependentes químicos e doentes mentais convivendo no mesmo ambiente, o que gera abusos e agressões entre eles.

Na unidade para onde vão dependentes químicos de todo o Estado para tentar se recuperar, a vistoria do CRM não encontrou sequer médicos atendendo ou ambulância para transportar algum dos 27 pacientes. Os médicos só aparecem de manhã ou terça e quinta-feira de tarde. Não há enfermeiros à noite.

Entre os absurdos da estrutura física e da falta de equipamentos estão vidros quebrados, banheiros que não funcionam, teto de PVC danificado,paredes descascando, falta de climatização, goteiras, falta de leitos, falta de lixeiras e de carrinhos de emergência, para citar apenas alguns. Há pacientes deitados no chão, sem o mínimo de conforto.

Os termos de vistoria produzidos pelo CRM nos dias 5 de dezembro do ano passado e no último dia 19, relatando todas as irregularidades no CIAPS estão disponíveis, nos respectivos links.

32 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Porto Velho
    10 Fev 2012 às 16:27

    Lembro quando Dante de Oliveira foi governador, ele tranformou esse hospital em um lugar agradavel, pois os doentes que por ai passam não tem feridas externas e sim a dor da alma. Tenho saudades do Dante e de quando Dr. Zanizor era diretor do Adauto.è uma pena deixarem esse lugar numa situação tão constrangedora.

  • valter oliveira
    24 Jan 2012 às 21:00

    caro colegas não sei como começar essa manifestação, se voces forem esperto veja o secretario de saude esta inviabilizando a saúde publica do Estado para colocar a OSS porque é mais rentável para ele,,assim que vejo, será que só eu vejo isso? deixa de repassar as verbas necessárias, veja o caso do Adalto - ele deixou de pagar a empresa que presta serviços - os municípios estão sendo penalizados por falta de recursos na saúde (transferencia) - pessoas está sendo vítima de um SANGUESSUGA - acorda MPE - CRM - MPF - TJMT - TCE - ASSEMBLEIA LEGISLATIVA - PROCURADORIA GERAL DO ESTADO,,,,,,,,,, DEPUTADOS FEDERAIS E ESTADUAIS E SENADORES ONDE ESTÃO???//?????????????

  • Miriam Oliveira
    24 Jan 2012 às 11:45

    É um absurdo.. O que o Governo Estadual (através da SEFAZ-MT) que arrecada tanto dinheiro.. tem feito ??? Um Absurdo.. Todos os impostos aumentaram... o IPVA.. eu tenho vergonha de ser cidadã cuiabana,,, VAMOS ACORDAR..... VAMOS SABER VOTAR..

  • Elaine
    24 Jan 2012 às 10:53

    Se cada uma das pessoas que aqui se manifestaram estiverem dispostas a arregaçar as mangas e partir da indignação teórica para prática, podemos conseguir mais pressão e visibilidade de modo a conscientizar a população a que tipo de pessoas foi entregue a Saúde, principal obrigação de um Estado com seus cidadãos. Vamos nos mobilizar. Nem governo, em oposição farão nada. Somos nós, população. Meu email: elaine.bertoldi@gmail.com

  • Marcian Oliveira
    24 Jan 2012 às 10:08

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • silveira
    24 Jan 2012 às 09:55

    DUAS INDAGAÇOES SÃO PERTINENTES, SÓ AGORA QUE O CRM SOUBE, E SE SABIA POR QUE NÃO POSICIONOU COMO DEVIA? SÓ AGORA, É SABIDO POR TODOS QUE O ADAUTO BOTELHO É UMA MÁQUINA DE DESUMANIZAÇÃO, DESDE A GESTÃO ADMINISTRATIVA COMO A GESTÃO DO CUIDADO. LÓGICO QUE EM UM AMBIENTE ASSIM (HOSPITALAR) EXITEM PROFISSIONAIS SERIOS E PAUTADOS COM A VERDADE, PORÉM POR QUE EM PLENA GESTÃO DO CUIDADO E REFORMA PSQUIATRA, EXISTE UMA INSTITUIÇÃO DA ÉPOCA DOS PRIMEIROS MANICÔMIOS. QUEM TA GANHANDO COM ISSO? EXISTE VERBA QUE VAI PARA O ADAUTO BOTELHO? QUANTO SERÁ QUE É DESTINADO? MANTE-SE UM LUGAR ASSIM PARA OUTROS FINS...... CLARO QUE ISTO MEU POVO. POLITICOS MAMANDO NA DESGRAÇA ALHEIA. OLHA A RESPOSTA DO PENDRO HENRI NO FOLHA DO ESTADO , QUE UMA EQUIPE DE SÃO PAULO JA AVALIOU A SITUAÇÃO E QUE EM FEVEREIRO MOSTRARA UM PLANO EMERGENCIAL. NAO SEI SE RI OU CHORO. RI POIS O POVO ESTA SENDO FEITO DE OTARIO COM O AVAL DO GOVERNADOR. PENDRO HENRI NA SECRETARIA DO ESTADO UMA DAS PASTAS COM MAIS VERBAS...IRRISORIO ISTO. CHORO, POIS EM SABER QUE MUITOS PEQUENINOS PADECEM PELO MAUS TRATOS DE GESTORES, PROFISSIONAIS E POLITICOS. DEUS NOS AJUDE.

  • HENRI LOUCO
    24 Jan 2012 às 08:42

    PARABÉNS GOVERNADOR!!! DEIXA O SANGUESSUGA NA SECRETARIA DE SAUDE E VEJA O SETOR DA SAUDE COMO ESTA!!! PELO AMOR DE DEUS GOVERNADOR TIRÁ ESSE HOMEM E DE DIGNIDADE AS PESSOAS!!! VEJA AS FOTOS E TEM ALGUM ARGUMENTO!!! O POVO BESTA AINDA VOTO EM PEDRO HENRI KKKKKKKK NEM LOUCO VOTO NESSE HOMEM...

  • rodrigo
    24 Jan 2012 às 08:24

    SOLUÇÃO ? IMPLODI E PRONTO.

  • SEDIL ANTONIO DE SOUZA GONÇALVES
    24 Jan 2012 às 08:18

    OS NOSSOS GOVERNANTES INVESTEM ALTOS VALORES NO CARNAVAL, LÁ TEM MUITA GENTE QUE VOTA, NO SANATÓRIO ELES ACHAM QUE NÃO DÁ RETORNO, POR ISSO HÁ ESTE DESCASO, OUVI FALAR QUE A CASA MÃE JOANA, VIVE DE AJUDA DO POVO, O GOVERNO, NÃO AJUDA. INFELIZMENTE A REALIDADE É ESTA, MAS COMO DIZIA CHICO XAVIER, CADA POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE.

  • paulinopanambi
    24 Jan 2012 às 08:15

    MUITOS TEM ORGULHO DE SEDIAR UMA COPA. TÁ MAIS QUE PROVADO QUE A ESCOLHA DE MT PRA SEDIAR ESSE EVENTO FOI UM GRANDE ERRO, NÃO TEMOS PRONTO SOCORRO, NÃO TEMOS SEGURANÇA, RUAS CHEIAS DE BURACOS E ESTAMOS CONSTRUINDO UM ESTÁDIO DE 341 MILHÕES, QUANTA INVERSÃO DE VALORES.

Sitevip Internet