Olhar Direto

Quinta-feira, 23 de maio de 2019

Notícias / Política MT

Campanha eleitoral será mais curta e mais cara este ano, afirma advogado

Da Redação - Laíse Lucatelli

07 Jan 2016 - 08:15

Campanha eleitoral será mais curta e mais cara este ano, afirma advogado
A reforma eleitoral aprovada pelo Congresso Nacional em 2015 deixou a campanha eleitoral mais curta, reduzindo o tempo de campanha pela metade. Apesar disso, ela será mais cara, além de dificultar a situação dos candidatos a vereador, na avaliação do advogado José Antonio Rosa, especialista em Direito Eleitoral.

Leia mais:
Escolha de candidatos será até agosto e propaganda na TV terá apenas 10 minutos
"Reforma Eleitoral foi desserviço à nação" ; Rosa prevê problemas nas eleições de 2016
 
As convenções partidárias, que definem os candidatos e coligações, antes eram realizadas até 30 de junho. Agora, serão até 5 de agosto, com prazo para registro até 15 de agosto, reduzindo o tempo de campanha pela metade – de 90 dias, passarão a ser 45 dias. A propaganda eleitoral no rádio e na TV, que antes começava 45 dias antes das eleições, agora começa 35 dias antes – ou seja, em 26 de agosto, apenas 10 dias após o registro das candidaturas.

“No dia do registro, o candidato não tem CNPJ, conta bancária e outras coisas necessárias para contratar. Leva uns quatro ou cinco dias para fazer tudo isso. Aí ele vai conseguir contratar uma equipe de marketing e uma produtora faltando cinco dias para o início da propaganda na TV. Fica mais difícil”, observou José Rosa.

Houve redução também na duração de cada programa eleitoral, que agora terá 10 minutos, ao invés da meia hora que tinham antes. Além disso, os programas serão exclusivos para os candidatos a prefeito – os candidatos a vereador terão direito somente às inserções ao longo da programação normal das emissoras.

“Desse modo, a campanha no rádio e na TV será mais curta, mas também mais intensa, pois será todos os dias, já que não será intercalada com a propaganda dos vereadores. Assim, deve gerar muito mais demandas judiciais. O custo da assessoria jurídica deve aumentar também. Os candidatos vão precisar de bons advogados para evitar prejuízos de serem multados, terem programas tirados do ar e até perderem o registro de candidatura”, alertou.

“Além disso, os candidatos a vereador terão mais custo para produzir suas inserções, já que a propaganda em bloco costumava ser bancada pelo candidato a prefeito. Isso sem contar a logística, pois as mídias terão que ser entregues a cada emissora, e não apenas na emissora geradora, como no caso do programa eleitoral”, completou.

Combate ao "caixa dois"

Com a mudança nas regras de doação, o trabalho para prestar contas também será maior. As doações de empresas estão proibidas, e as pessoas físicas poderão doar até 10% do rendimento do ano anterior declarado no Imposto de Renda. José Rosa destacou, ainda, que, para evitar o “caixa dois”, a Justiça Eleitoral vai implantar um novo sistema online de informar doações, que os candidatos terão que alimentar até três dias depois de receber cada doação.

“A intenção do TSE é que os candidatos não tenham tempo para ‘maquiar’ a origem do dinheiro e, assim, ficaria mais difícil fazer uso do ‘caixa dois’. Porém, para dar conta dessa demanda, os candidatos terão que ter um bom escritório de contabilidade à disposição em tempo integral, ou correrão mais riscos de terem as contas reprovadas”, observou o advogado.

“Os candidatos terão que ter uma boa assessoria jurídica, um bom escritório de contabilidade, e cuidar da orientação para o marketing. Na cabeça dos parlamentares que aprovaram a reforma, as mudanças diminuiriam os custos da campanha eleitoral, mas o que veremos será uma campanha bem mais cara que as últimas”, concluiu. 

5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Carlos Nunes
    07 Jan 2016 às 10:04

    Bem, de acordo com o que circula na cidade, para eleger um vereador terão que gastar de 300 Mil a 1 Milhão de reais...não falaram quantos milhões gastarão para eleger um prefeito. Resta saber se candidatos dividirão esse dinheiro em duas partes: a parte que vão declarar no TRE/MT como gasto de campanha e a parte que fica invisível, oculta. Parece que candidatos pobres, com boas propostas, não terão muita vez de ganhar essa eleição, por isso dizem que ainda vivemos numa pseudodemocracia - vai ganhar quem tiver MAIS DINHEIRO. Será? NÃO VENDA O VOTO JAMAIS. No dia em que dinheiro não pesar numa eleição, aí sim viveremos numa Democracia plena. Tem uns maus brasileiros que vendem o voto...são mercenários. Depois quando vão num Posto de Saúde e não são atendidos, ficam reclamando - foram vocês mesmos que geraram tudo isso, quando venderam o voto...o mau atendimento é o justo retorno para vocês, pena que inocentes paguem a conta do mau atendimento também.

  • José a silva
    07 Jan 2016 às 08:46

    Tem certas figurinhas que não conseguem ficar quitas. Não conseguem ficar longe da midia. ZE ROSA de um pouco de sossego ao povo! Va pescar.

  • neto
    07 Jan 2016 às 08:37

    pra isso eles tem tem dinheiro, porem a saúde padece no território brasileiro, quem vive no meio politico aprende uma coisa," o importante é o enriquecimento, o resto é apenas restos!!"

  • Julio
    07 Jan 2016 às 08:26

    Muito bom isso o voto pega preço esses político poderia pagar em Dólar pra não pede o costume em real não uns U$$ 500.00 . Ninguém vaii votar de graça mais.

  • Tobias de Aguiar
    07 Jan 2016 às 08:25

    A campanha eleitoral PACENAS, digo, ACENA um cenário fiscalização dos órgãos de investigação criminal. Com todo esse aparato, só pratica o ato ilícito quem já colocou na planilha o "custo da improbidade", ou seja, admite a possibilidade do encarceiramento. VAI PARA CIMA GAECO!!!!

Sitevip Internet