Olhar Direto

Quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Notícias / Meio Ambiente

Em video na internet, cacique denuncia que posseiros cooptaram xavantes (veja)

Da Redação - Renê Dióz

02 Jul 2012 - 19:43

Foto: Reprodução

Em video na internet, cacique denuncia que posseiros cooptaram xavantes (veja)
O cacique Damião Paridzané, principal nome da luta indígena pelo retorno às terras de Maraiwatsede, denunciou em vídeo publicado na internet que os posseiros da área têm tentado cooptar xavantes e comprado documentos de identificação (Registro Geral) para apresentar como prova de que nem os índios querem permanecer no local demarcado.

O vídeo foi publicado pelo blog maraiwatsede.wordpress.com, cujo conteúdo é supervisionado pelos próprios índios. Embora num português truncado, o cacique Paridzané claramente se pronuncia em resposta às recentes declarações de não-índios questionando sua liderança entre os xavantes.

Documento apresentado pelos fazendeiros da Associação dos Produtores da Gleba de Suiá Missú (Aprosum) contesta a autoridade de Damião como cacique e contém assinaturas e documentos de mais de 400 xavantes manifestando que nunca ocuparam as terras em litígio.

“Esse Luiz Alfredo [Feresin de Abreu, advogado da associação dos posseiros] todo ano procurando que índio não é daqui negociando, comprando foto, comprando RG dos índios. É isso que a gente tamos sabendo. Ele tá procurando, a gente sabemos. A consciência, a cabeça dele tá aprontando, procurando conflito entre índio. Nós não aceitamos nem dinheiro do advogado Luiz Alfredo. Quem manda somos nós, a comunidade de Maraiwatsede”, frisa o cacique na gravação de pouco mais de quatro minutos.

Paridzané também dá a entender que sofre perseguição da parte da representação jurídica da Aprosum.

“Tá me sacaneando, pegando outras pessoas de outras aldeias. Eu falei pra ele: ‘Você não pode nem correr atrás pra eu sentar com você. Vocês são inimigos. Falei lá em Ribeirão Cascalheira. Esse Luiz Alfredo quer sacanear comigo, sacanear com a comunidade de Maraiwatsede”, denuncia o cacique.

Cacique

Esta é a segunda manifestação do cacique a respeito do litígio de Maraiwatsede desde que fazendeiros e xavantes aliados bloquearam a rodovia BR-158 em protesto contra a decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) que derrubou liminar responsável pela permanência de não-índios dentro de Maraiwatsede, cuja área foi demarcada em 1998 pela Fundação Nacional do Índio (Funai) como reserva em cima das terras remanescentes da antiga fazenda Suiá Missú.

A última declaração de Paridzané havia sido por meio de carta aberta escrita à presidenta Dilma Rousseff, cobrando solução definitiva para o conflito agrário. Antes disso, o cacique proferiu discurso emocionado a respeito do caso e ganhou repercussão mundial durante a Cúpula dos Povos, evento da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (a Rio+20), realizado no Rio de Janeiro este mês.

A fala do cacique foi simbólica; 20 anos antes ele comparecia à Eco-92, conferência das Nações Unidas também no Rio de Janeiro, para cobrar soluções das autoridades para a mesma situação.

16 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • keila silva
    05 Jul 2012 às 14:13

    nos comentarios anteriores qta beteira, estupro de direito, o que camarADA, absurdooooooo, e pode ficar tranquilo q. ninguem e c/ indiod muito p/ contrario se n. c0mhece nenhuma das terras vai la, e ve o qto a reserva deles e melhor e tem peixe , agua , rio, caca . a nosso e nossa e nao tem nada dissso..

  • lindinho
    04 Jul 2012 às 19:06

    agricultores de estrela do araguaia forrça e muita fe a vitoria e de vcs....

  • lindinho
    04 Jul 2012 às 18:44

    os xavantes do cacique damiao,que vc fala de vagar estam caindo na real, esses manipuladores vam tropessar na suas proprias mentiras...como vc mesmo disse força xavantes vcs mesmo poden decidir o que e melhor para vcs.esses manipuladores que vizao so o lucro, sendo que na verdade teria que manter indios unidos.

  • Ademar
    04 Jul 2012 às 10:03

    Obrigado Deputado por abraça esta causa , e ter ficado do lado da verdade, vamos juntos provar para Funai que eles estao equivocados com esse mapa falso, eles sabem que a reserva deles é no Parque do Araguaia. Sabem que a Fazenda Suia Missu eles nunca Estiveram e nem Moraram nela.

  • Ademar Lindinho
    04 Jul 2012 às 09:19

    Devolvam a terra aos verdadeiros donos que são os xavantes do cacique Damião,já basta,são mais de 500anos de exploração,usurpação e estupro do direito pátrio desse povo,ta na hora de começar a pagar a imensa dívida dos brancos para com os povos originários e verdadeiros donos dessa terra Brasil.Chega de invasões,grilo,quadrilhas coordenadas por politicos corruptos que só visam o lucro a qq custo.Força Xavantes!!

  • Ademar
    03 Jul 2012 às 17:11

    Esse "deolho" nao se identifica, deve ser da Funai, ou da Prelazia de Sao felix do araguaia-mt do Pedro casadalia nao é brasileiro e ta pondo culher pau , nao quer o desenvolvimento de Sao felix e regiao, coloca seu nome "de olho" ou vc quer que rastreamos e colocamos seu IP com endereço e tudo. Vc tambem é da Funai?

  • lindinho
    03 Jul 2012 às 14:57

    deolho vc que fica disendo sobre mentiras nao prevaleser e tambem de justiça, e entao por que nao concorda com uma nova pericia,se nao concorda e por que vc tambem sabe que a funai e esse cacique que nao e cacique,ta com sacanagem com sete mil pessoas,se a funai ganhar essa causa sem esclaresser a verdade.vc pode esperar que nao vai parar por ai.a verdade vai aparesser.se o brasil quer caminhar direito entao deve sim faser uma nova pericia na regiao suia missu.que nao deve nao teme.....

  • Lucio
    03 Jul 2012 às 13:39

    Esse INDIO como todos estão vendo ai, trabalha na FUNAI ,fala o que ELES mandarem ,se ganhar a demanda ele vai ser chefe .MAIS nem todos XAVANTE concorda com os atos da FUNAI o irmão desse INDIO ai o TIO já o DESMENTIRAM e contra ele e de seus atos .

  • Eu
    03 Jul 2012 às 09:06

    Você e uma CANIONETE e alugar os pastos né e DINHEIRO da FUNAI e viver como indio caça pesca e isso não!! QUE CAPIM pra por GADO hum COMER COMOMIDA DE BRANCO gado gordo e isso, olha esse seu BARRIGÃO ai vc e um MALA .

  • PAULO
    03 Jul 2012 às 09:02

    Damião Protege a Funai que protege o Damião. A questãO É jUDICIAL MAS O QUE A JUSTIÇA JULGOU FORAM DOCUMENTOS, QUE SE FOREM FALSOS,INDUZIRAM JULGAMENTO INJUSTO.

Sitevip Internet